Avançaram as negociações para venda dos 40 vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Governo da Bahia. O governador Mauro Mendes (União) afirmou neste domingo, 26 de maio, que realizou reuniões em Brasília, com o governo baiano, onde tratou do fechamento do acordo.
Como as negociações estão sendo conduzidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Mauro participou de reuniões com o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o governador da Bahia Gerônimo Rodrigues (PT). Mendes afirmou que faltam os últimos detalhes para finalizar as negociações.
"Eu estive em Brasília, conversando com o ministro Bruno Dantas, com o governador Gerônimo, que é o governador da Bahia, tinha alguns técnicos de ambos os lados e ali nós demos mais alguns passos. Mas ainda precisamos finalizar os últimos detalhes da negociação".
O objetivo do Estado é recuperar os valores que já foram investidos no VLT. O Governo de Mato Grosso pede R$ 1,2 bilhão pelos trens. Entretanto, as negociações estavam em impasse, já que o Governo da Bahia estipulou o preço máximo de R$ 600 milhões para a compra.
A capital baiana, Salvador, é a única interessada na compra dos vagões do VLT.
Os vagões têm vida útil de 30 anos, mas já estão há 11 anos sem serventia nenhuma, parados sob o sol e a chuva, ao lado do aeroporto de Cuiabá Marechal Rondon.
EstadãoMT