SICREDI

Dentistas denunciam reutilização de material e assédio moral, mas vereadores rejeitam convocação de responsáveis

Requerimento apresentado pelo vereador Subtenente Guinancio (PSDB) precisava de 11 votos para ser aprovado e teve 10

Por Redação Play MT em 20/06/2024 às 09:47:47

O requerimento apresentado pelo vereador Subtenente Guinancio (PSDB) que pretendia convocar a secretária municipal de Saúde, Ione Rodrigues, e a superintendente de saúde bucal, Neuzeli Fuza, após graves denúncias não foi aprovado pela Câmara Municipal de Rondonópolis. O documento apresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19) precisava de 11 votos para ser aprovado e recebeu 10 votos.

Segundo Guinancio, os profissionais da rede pública municipal denunciaram que estariam sendo coagidos a reutilizar materiais em pacientes e também estariam sendo assediados moralmente pela profissional responsável pela equipe de saúde bucal da prefeitura.


center jeans


Imagem: Vereador Guinancio 01 Dentistas denunciam reutilização de material e assédio moral, mas vereadores rejeitam convocação de responsáveis
Requerimento foi apresentado pelo vereador Subtenente Guinancio (PSDB) – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

"Após uma denúncia gravíssima dessa, onde nossas crianças podem ter sido submetidas, até porque se alguém acatou essa ordem absurda foi sim submetida a utilização de materiais que deveriam ser descartados e foram esterilizados novamente para atender. Estamos falando da saúde não só das crianças, mas também das pessoas que passam pelo atendimento odontológico municipal. Eu me sinto até decepcionado com uma coisa tão grave dessa e a gente não ter conseguido convocar alguém por um voto", desabafou o vereador após a votação.

O requerimento pretendia convocar as duas profissionais do município, secretária e superintendente, para que elas estivessem presentes na próxima sessão da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a situação das equipes de saúde bucal do município.



Confira como votou cada vereador:

Imagem: votos sessao Dentistas denunciam reutilização de material e assédio moral, mas vereadores rejeitam convocação de responsáveis
Votos ao requerimento que pretendia convocar a secretária de Saúde e a superintendente de Saúde Bucal – Foto: Reprodução

Votaram a favor da convocação das profissionais os vereadores Dico (MDB), Paulo Schuh (PL), Subtenente Guinancio (PSDB), Dr. Jonas Rodrigues (MDB), Dr. José Felipe (PL), Roni Cardoso (UB), Adonias Fernandes (MDB), Kalynka Meirelles (PL), Ozeas Reis (UB) e Roni Magnani (PSB).

Votaram contra a convocação das profissionais os vereadores Batista da Coder (PSB), Kaza Grande (PSB), Beto do Amendoim (PSB) e Reginaldo Santos (PSB).

Já os vereadores Investigador Gerson (MDB), Marildes Ferreira (PSB), Adilson do Naboreiro (MDB), Cido Silva (UB) e Marisvaldo Gonçalves (Republicanos) não votaram.

Após ter o requerimento rejeitado por um voto, o vereador Subtenente Guinancio disse que irá encaminhar as denúncias dos profissionais ao Ministério Público.

"O vereador vai às ruas, faz campanha, pede votos e no momento que a gente precisa dar a resposta a gente não consegue. É extremamente frustrante, mas vamos encaminhar ao Ministério Público a materialidade que chegou até nós para que esse órgão faça aquilo que nós não conseguimos fazer. Eu fico pensando, alguém gostaria que o próprio filho fosse atendido com material que deveria ter sido jogado no lixo? A gente sabe também que o assédio moral está comendo solto dentro da odontologia, inclusive é um setor chefiado por alguém que não é da odontologia e não é cirurgião-dentista. É uma vergonha", disse.

A presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wânia Dantas, confirmou que o órgão recebeu denúncias sobre a situação enfrentada pelos profissionais da rede pública de Rondonópolis.

"Em Rondonópolis, nós recebemos denúncias de estrutura, denúncias de orientações sobre reutilização de material descartável e inclusive denúncias de assédio moral. Os dentistas e os auxiliares de saúde bucal também estão trabalhando tensos e estão enfrentando momentos que complicam e interferem na saúde mental deles. Quem cuida da saúde da população tem que estar bem e tem que estar tranquilo para trabalhar e não ser coagido. Não foram uma ou duas denúncias, foram várias denúncias recebidas pelos nossos canais", disse a presente.

Wânia Dantas comentou que tentou contato com a Prefeitura Municipal e com a Secretaria Municipal de Saúde e que aguarda pela realização da reunião que está prevista para acontecer nesta quinta-feira (20).

Questionada, a Prefeitura Municipal respondeu. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde informa que ainda não tinha recebido nenhuma denúncia sobre esse caso e que ficou sabendo por meio da imprensa. A profissional envolvida nunca esteve na Secretaria expondo o fato mencionado, mesmo assim já está utilizando das formas cabíveis para averiguação. A secretária Ione Rodrigues informou que já está verificando as medidas necessárias para manter os atendimentos dos pacientes que necessitam de sedação ou qualquer outro meio de conduta para realização dos procedimentos. Amanhã (20) a secretária Ione Rodrigues vai se reunir com o Conselho Regional de Odontologia (CRO) para ouvi-los e se necessário alinhar algumas condutas dentro da administração pública".

Fonte: Agora MT

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato