Aprovados em concurso cobram nomeação, mas Câmara Municipal de Rondonópolis não dá prazo para chamamento
Resultado final da classificação do concurso público foi publicado no site da banca organizadora e não foi publicado no site da Câmara
Alguns dos aprovados no Concurso Público mais recente da Câmara Municipal de Rondonópolis entraram em contato para cobrar esclarecimentos em relação à convocação e nomeação dos profissionais. O resultado final da classificação do concurso público foi publicado no site da banca organizadora no dia 11 de junho, mas não foi publicado no site da Câmara Municipal nem homologado no Diário Oficial do município.
"Esse concurso, contendo os cargos de Procurador, Analista e Agente, somente ocorreu por uma determinação da Justiça de MT – TJMT com a promoção do Ministério Público Estadual – MP. O MP ajuizou Ação Civil Pública de Obrigação contra a CMR alegando que o número de servidores comissionados e concursados estava muito desproporcional, possivelmente funcionando como um grande cabide de empregos para o eleitorado dos próprios vereadores e da presidência da Casa Legislativa. A Câmara não publicou ainda no diário oficial de Rondonópolis e nem no oficial o resultado do certame, o que chama atenção para o desdém da presidência da Casa Legislativa em relação ao último concurso", disse o aprovado no certame.
A pessoa que não quis se identificar também relatou que os aprovados no concurso estão procurando o departamento de RH da Câmara Municipal e não estão recebendo uma data de previsão para o chamamento dos novos concursados.
"Peço ajuda para que os profissionais aprovados consigam respostas", afirmou.
Questionado sobre a convocação dos aprovados no concurso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça (PT), não atendeu a equipe . Já o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Investigador Gerson (MDB), disse que ainda não há um prazo para a convocação.
"Empenhamos para que houvesse esse concurso na Câmara, que era uma preocupação não só dos vereadores, mas até mesmo da Justiça que cobrava que tivesse esse concurso. Foi feito esse grande concurso para várias áreas e agora nós estamos cobrando para que de fato também tenham a convocação daqueles que foram aprovados. Já conversei com o presidente Júnior Mendonça e ele nos repassou que ia fazer a homologação assim que tivesse todos os resultados. Fazendo essa homologação, logo teria uma convocação, mas ele não nos falou ainda qual seria esse prazo", disse o vice-presidente da Câmara Municipal.
De acordo com a Lei das Eleições, nos três meses que antecedem as eleições até a posse dos eleitos, os governantes não poderão convocar os aprovados em concursos para preencher os cargos públicos, salvo se a homologação tenha ocorrido até o início do prazo, ou seja, podem ser convocados os aprovados em concurso cujo resultado tenha sido homologado até 3 meses antes das eleições.
Fonte: Agora MT