O Centro de Bem-estar Animal Osvaldo Pereira Beltramini (Cibear) conta agora com um número de telefone disponível para atender denúncias da população referentes a animais domésticos, gatos e cães, errantes (que vivem abandonados nas ruas). O Disk Cibear (66) 98438-3233 atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A coordenadora interina do Cibear, médica veterinária, Merthô Nascimento Silva, explica que as denúncias que devem ser feitas ao Cibear são exclusivamente de animais domésticos, cães e gatos, que estão nas ruas. Ela complementa que o Cibear não recebe animais abandonados, mas realiza o recolhimento daqueles que são errantes quando necessário.
A médica veterinária destaca, contudo, a importância da posse responsável. "As pessoas precisam assumir a responsabilidade quando decidem assumir um animal. A posse cabe ao tutor, que caso não possa mais estar com o animal, é o responsável por encaminhá-lo a um outro tutor. Um animal não é um objeto que um dia a pessoa quer e quando não quer mais joga em qualquer lugar", destaca.
O comandante da 2ª Companhia Impendente da Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel, Renato Carneiro Macedo, reforça que o ato de abandonar um animal é crime e a pessoa pode ser penalizada por maus tratos.
O comandante esclarece ainda que a Polícia Militar Ambiental deve ser acionada em casos de maus tratos de animais, sejam eles silvestres ou domésticos. Para denúncias que envolvem animais silvestres ou casos de maus tratos de animais domésticos a população pode entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental no (65) 98170-0405. O telefone funciona 24h.
A coordenação do Cibear se reuniu nesta terça-feira (2) com o comando da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental para definir o fluxo de encaminhamentos de denúncias que envolvem animais domésticos.
Fonte: Agora MT