Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em 20 praias da Baixada Cuiabana apontou que sete locais estão impróprios para banhos. São elas:
Praias impróprias para banho:
O levantamento levou em consideração amostras para análise microbiológica e medição do pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.
Praias aprovadas para banho
Quatorze praias da Baixada Cuiabana estão próprias para banho — Foto: Sema MT
Quatorze das 20 praias da Baixada Cuiabana foram consideradas próprias para banho. No município de Cuiabá, oito praias foram classificadas como próprias: Rio Mutuca, Rio Claro, Rio Paciência na Salgadeira, a Ponte de Ferro e Comunidade Coxipó do Ouro no Rio Coxipó, o Balneário Soberno na Comunidade de Aguaçu e a Ponte de Ferro da Guia no rio Coxipó Açú.
As praias dos rios Claro e Paciência foram classificadas como excelentes, a do Rio Mutuca como satisfatória e as do rio Coxipó e Coxipó Açú como muito boas.
No Rio Cuiabá, foram também classificadas como próprias as praias da Passagem da Conceição e das Veredas, em Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Ambas as praias foram classificadas como satisfatórias.
Já em Chapada dos Guimarães, foram consideradas próprias a Cachoeira da Martinha, no Rio da Casca, e o Lago do Manso (Marinas). A primeira considerada satisfatória, e a segunda excelente.
Também foram considerados como próprios para banho o Rio Tenente Amaral (Água Jaciara), em Jaciara, e o Aquário Encantado, no Rio Salobra, em Nobres. A praia de Jaciara foi classificada como muito boa, e de Nobres como excelente.
Fonte: Portal G1