O Comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM), Capitão Bombeiro Militar Matheus Henrique Neves da Silva, destacou o trabalho desenvolvido em 2024 no enfrentamento de queimadas nos municípios de Campo Verde, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, apesar da estiagem e do tempo seco. Para ele, apesar de estarmos em um ano cujas previsões já apontavam para o tempo seco, a quantidade de queimadas nos municípios atendidos pela 11ª CIBM até a presente data foi menor que no mesmo período do ano passado.
"Em 2024, tivemos 78 ocorrências de incêndio em vegetação e em lixo/entulho, o que representa uma redução de 8,2% se comparado ao mesmo período do ano passado".
É importante destacar que esses bons resultados estão relacionados às ações preventivas desenvolvidas ao longo de todo o ano como a conscientização de crianças e adolescentes no ambiente escolar, a formação de brigadas florestais e o encaminhamento dos relatórios de ocorrência ao Ministério Público, o que permite que os proprietários de terrenos urbanos onde haja incêndios sejam responsabilizados e multados, conforme destacou o Cap BM Neves.
"Sabemos que no âmbito familiar, as crianças e os adolescentes podem ser agentes de transformação, levando aos seus responsáveis a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e a saúde por meio da não realização de queimadas. Nesse sentido, temos investido em palestras a alunos dos ensinos fundamental e médio. Além disso, a parceria com o Sindicato Rural de Campo Verde nos possibilita todos os anos formar novos brigadistas florestais dentre os trabalhadores da região. Com relação aos incêndios em vegetação no perímetro urbano, o encaminhamento dos relatórios de atendimento de ocorrência ao ministério público, permite que os proprietários de terrenos que tenham sido incendiados sejam identificados, responsabilizados e multados; e tudo isso contribui para que tenhamos cada vez mais essa redução na quantidade de queimadas."
A 11ª CIBM conta com profissionais capacitados e sempre prontos a atuar nas mais variadas ocorrências, mas é importante destacar a relevância das ações preventivas e das parcerias desenvolvidas com outros órgãos e com os cidadãos, a fim de que possamos enfrentar o período proibitivo e os desafios futuros.
"Hoje, contamos com a jornada extraordinária e a atividade delegada, que são meios pelos quais, caso haja necessidade, o militar é empenhado em seu dia de folga e é ressarcido pelo Estado por meio da Jornada Extraordinária ou pelo Município por meio da Atividade Delegada, o que demonstra um empenho não apenas nosso, mas também um compromisso de nossos gestores em oferecer o melhor atendimento à população", conclui o comandante.
Fonte: Assessoria de Comunicação 11°CIBM