SICREDI

MPF instaura procedimento para verificar obras no Hospital Júlio Müller

Por Redação Play MT em 03/09/2024 às 16:47:20

Em portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal (MPF) de segunda-feira (2), a procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko instaurou procedimento administrativo para acompanhar a conclusão das obras e o efetivo funcionamento do novo Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá. Reforma estava parada há 6 anos.

A construção da unidade foi retomada pela atual gestão do governo de Mato Grosso após 6 anos de paralisação. O novo Hospital Universitário deveria ter servido como unidade de apoio durante a Copa do Mundo de 2014. As obras começaram em 2012, mas o contrato foi rescindido em 2014 com apenas 9% do total executado.

No último mês de julho, o governo do Estado divulgou que a obra de construção do novo hospital chegou a 67% de execução. Com um investimento de R$ 222,1 milhões, divididos entre Estado e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o prédio deve ser a maior estrutura hospitalar em Mato Grosso.


AVATIM  PARAGRAFO


Na portaria, a procuradora Denise Nunes pontuou que um procedimento administrativo já havia sido instaurado para acompanhar a retomada das obras. Na ocasião foi constatada o efetivo reinício e o avanço na execução dos trabalhos, porém, ela viu a necessidade de abrir um novo procedimento, desta vez para fiscalizar a conclusão e a viabilidade do funcionamento da unidade hospitalar.

"Considerando a instauração dos autos da Notícia de Fato (...) com a finalidade de colher elementos preliminares para verificar: a) a utilidade e a viabilidade da estrutura do novo Hospital Universitário Júlio Muller; b) a conclusão das obras e o efetivo funcionamento da unidade hospitalar; c) se, no mínimo, serão atingidas as metas previstas no plano de trabalho do convênio nº 048/2011; (...) resolve autuar procedimento administrativo, com o objetivo de acompanhar a conclusão das obras e o efetivo funcionamento do novo Hospital Universitário Júlio Müller".



O hospital

O novo hospital universitário está localizado na MT-040, estrada que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger. Serão 58,3 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 157 hectares. O hospital terá oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, entre outros equipamentos.

Após a conclusão da obra, a administração e operação do Hospital serão realizados pelo Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O Hospital Júlio Müller é utilizado na formação de profissionais da área de saúde que estudam na UFMT, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, entre outras áreas.

O atual hospital também atende uma série de especialidades médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato