O tempo seco aliado aos incêndios florestais tem prejudicado diversos setores em todo o estado de Mato Grosso. Em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, os cabos telefônicos da central de emergência foram rompidos. Em Rondonópolis, a 218 km da capital, a UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) teve o fornecimento de internet foi interrompido.
Em Alta Floresta, a 800km de Cuiabá, um voo de terça-feira foi cancelado devido às más condições do tempo. Os passageiros precisaram ser realocados em outro voo.
Os cabos telefônicos que foram danificados fizeram com que o número 190 ficasse inoperável. Na região, do Araguaia, os usuários devem ligar 65 9 8170-0413. Conforme o Corpo de Bombeiros, vários focos de incêndio têm atingido a região, alguns já foram controlados.
Já na UFR, uma nota expedida nessa quarta-feira (11) comunica que não há previsão de retorno da internet no campus.
Segundo a empresa que administra a BR-364, Rota do Oeste, um incêndio em vegetação às margens da km 581, em Nobres, a 154 km de Cuiabá, deixou praça de pedágio situada no km 579 da BR-163 inoperante. Mas o fogo foi controlado e o trânsito restabelecido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 52 incêndios são combatidos por 458 bombeiros, que contam com o apoio de 224 pessoas entre brigadistas e servidores do Estado, totalizando 682 pessoas envolvidas nas ações.
*NOTA DA UFR
Nota da UFR sobre a falta de fornecimento de internet em decorrência dos incêndios de grande porte na tarde de ontem.
A UFR comunica à comunidade em geral que na data de ontem houve interrupção do fornecimento de internet em decorrência do incêndio de grande porte ocorrido na região. Segundo a RNP, fornecedora do serviço de internet da UFR, não há previsibilidade em restabelecer o serviço de internet. Neste sentido, pedimos compreensão para a comunidade em geral no sentido da dificuldade encontrada em entregar os serviços da UFR que dependem de internet. As atividades que não dependem da internet, como exemplo, as aulas, não tiveram alterações em seu funcionamento.
Fonte: Primeira Página