Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros enquanto os agentes combatiam um incêndio florestal, às margens da BR-158, em Canarana, a 838 km de Cuiabá, no último domingo (8). Segundo os bombeiros, o animal foi encontrado separado da mãe e desorientado meio à fumaça.
Em um vídeo divulgado pelos bombeiros é possível ver o filhote no colo de um dos agentes tomando uma mamadeira de leite.
De acordo com os agentes, a corporação tentou localizar a mãe do animal, mas ela não foi encontrada e o filhote foi levado para uma brigada municipal de Canarana. Depois, foi transferido até Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, onde foi entregue à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), para dar seguimento nos demais cuidados que o filhote necessita.
Como forma de conscientização, o Corpo de Bombeiros destacou a importância de proteger a fauna, especialmente durante o combate aos incêndios florestais, e da necessidade de agir rapidamente em casos que possam colocar em risco a vida dos animais e a biodiversidade do meio ambiente.
No dia 25 de agosto, um veado-catingueiro foi resgatado com queimaduras graves na fazenda São Francisco do Perigara, em Barão de Melgaço, região do Pantanal mato-grossense, que têm sofrido com incêndios nos últimos dias.
O animal é um macho adulto e possuía queimaduras graves nas patas e cascos — Foto: ICMBio
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal é um macho adulto e possuía queimaduras graves nas patas e cascos.
O animal foi visto por brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que combatiam o fogo na região, e resgatado pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), com os primeiros socorros feito pela associação Onçafari.
Ainda segundo o ICMBio, além do veado, também foram salvos um cervo e uma cutia. Outros quatro animais precisaram ser resgatados de helicóptero devido a dificuldade de remoção.
Há menos de um mês, uma anta com as patas queimadas também foi resgatada durante um incêndio florestal em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. O animal estava em uma propriedade particular, que está em processo de se tornar área de Reserva Particular do Patrimônio Natural do Onçafari.
Um tamanduá-mirim também com as patas queimadas foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último dia 19. O animal foi encontrado por um morador da região. Os bombeiros acionaram a Sema que realizou os primeiros atendimentos.
Tamanduá-mirim é resgatado com patas queimadas — Foto: Sema-MT
O ICMBio informou que profissionais percorrem as áreas atingidas pelo fogo no Pantanal-Norte para monitorar os animais queimados. Aqueles que são identificados com lesões leves, são mapeados e monitorados e, se tiver água e alimentos suficientes disponíveis na região em que eles estão, são mantidos no local.
Já os que estão com lesões graves e precisam de resgate, são levados para o primeiro atendimento na base da Ampara Silvestre, em Poconé.
Fonte: Portal G1