A 87ª edição da Operação Lei Seca realizada, na noite desta quarta-feira (18.09), de forma simultânea em dois pontos da avenida Historiador Rubens de Mendonça, (Av. do CPA), em Cuiabá, resultou na prisão de sete motoristas e remoção de 47 veículos, sendo 39 carros e 8 motocicletas.
Do total de prisões, sete foram por embriaguez ao volante (artigo 306 do Código de Trânsito), uma delas agravada pelo fato de o condutor não ter permissão para dirigir (artigo 298, lll).
De acordo com o relatório produzido pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável por coordenar as operações Lei Seca, durante essa edição 210 veículos foram fiscalizados, dos quais 51 acabaram sendo autuados. No total, 211 condutores realizaram o teste de alcoolemia.
As abordagens, que ocorreram no bairro Baú e Araés, começaram às 23h e finalizaram na madrugada desta quinta-feira (19).
A multa é R$ 2.934,70 para quem for flagrado dirigindo após o consumo de álcool, independentemente do nível de teor alcoólico. Para aqueles que o teste de alcoolemia apresenta acima 0,33 mg/l ou há sinais evidentes de embriaguez como olhos avermelhados, soluços, hálito com odor de bebida alcoólica, desordens na vestimenta, entre outros, a legislação determina autuação criminal na delegacia sujeita à prisão.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: SESP