Mato Grosso tem 49 agências dos Correios atendendo a pedidos de auxílio-doença, após uma parceira com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que começou na terça-feira (15).
Os segurados podem fazer o pedido do 'Atestmed' diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.
Além de ir até o local, os segurados podem ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Neste caso, será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.
Também conhecido como "auxílo-doença", o Atestmed representa 78,6% dos benefícios concedidos pelo INSS em todo o Brasil, e a parceria, segundo o governo federal, visa dar mais agilidade às concessões do benefício com até 180 dias de afastamento.
O INSS explica que a concessão de benefício por incapacidade temporária por meio documental (Atestmed) não indefere requerimentos, mas pode encaminhar para perícia médica presencial caso seja detectada inconformidade no atestado.
A concessão pelo sistema é condicionada a apresentação de documentação médica ou odontológica física ou eletrônica, legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos:
Fonte: Portal G1