SICREDI

Abilio Brunini, do PL, é eleito prefeito de Cuiabá no 2º turno

Com 100% das urnas apuradas, Abilio teve 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, derrotando candidato do PT, Lúdio Cabral.

Por Redação Play MT em 28/10/2024 às 08:38:27

Abilio Brunini, do PL, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Cuiabá (MT) para os próximos quatro anos com 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Abilio, que tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo), também se candidatou à prefeitura de Cuiabá em 2020, mas foi derrotado. Em 2022, ele foi eleito deputado federal, e ficou conhecido por protagonizar confusões durante a CPI do 8 de janeiro na Câmara.

A eleição em Cuiabá teve 330.537 votos totais, o que inclui 4.852 votos brancos (1,47% dos votos totais), e 7.234 votos nulos ( 2,19%). A abstenção foi de 114.533 eleitores, 25,73% do total de aptos a votar nas Eleições 2024 na cidade.



Confira o resultado do 2º turno em Cuiabá após a apuração:

  • Abilio Brunini (PL): 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos
  • Lúdio Cabral (PT): 147.127 votos, 46,20% dos votos válidos

No primeiro discurso após a vitória, Abilio Brunini prometeu priorizar a melhoria na Saúde de Cuiabá, além de avançar no diálogo com os demais Poderes.

"Estou tentando resgatar a minha cidade, mas nada disso seria possível sem o apoio de Deus e do povo e neste momento não podemos ter uma cidade dividida. No momento temos que olhar o que tem de imediato e acredito que a Saúde é um problema imediato que temos que resolver. Essa fase de transição é para estudar, buscar conselhos e que algumas medidas possam tomar pela Câmara Municipal", ressaltou.

Já Lúdio, que foi derrotado, agradeceu pelos votos alcançados e disse que se sente vitorioso pelo resultado.

"Fizemos uma campanha de respeito às pessoas e de diálogo. Continuo deputado, continuo com o mesmo compromisso com a população e com a minha cidade. Estarei à disposição de todas autoridades, inclusive do novo prefeito", disse.



Disputa no 2º turno

Abilio liderou a disputa à Prefeitura de Cuiabá desde o primeiro turno, quando teve 126.944 votos, 39,61% dos votos válidos.

No 2° turno, Abilio recebeu o apoio do governador Mauro Mendes (União), do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de igrejas e eleitores de direita.

O então candidato também ganhou força após cinco dos sete prefeitos do PL que disputavam a eleição nos maiores municípios do estado terem sido eleitos no 1° turno. Na Câmara Municipal, quatro do mesmo partido foram eleitos, sendo a esposa de Abilio, Samantha Iris (PL), a mais votada na capital.

Já para o adversário Lúdio, prevaleceu o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e de sete ministros do governo federal.

O petista era o único do partido ainda na disputa por uma vaga no Executivo em Mato Grosso, já que nenhum candidato do PT foi eleito prefeito (a) no estado. Cuiabá também não teve vereador (a) do PT eleito para 2025.

Ao longo da disputa, o petista cresceu nas pesquisas e chegou a ganhar o apoio de alguns empresários do agronegócio, mas não foi suficiente.

Na última pesquisa Quaest divulgada no sábado (26), Abilio e Lúdio estavam numericamente empatados, com 50% dos votos válidos.

Quem é Abilio Brunini

Abilio Jacques Brunini Moumer, tem 40 anos, nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura e urbanismo. Eleito deputado federal em 2022, ele protagonizou diversas polêmicas no Congresso Nacional, principalmente durante sessões da CPI do 8 de janeiro.

Em junho de 2023, ele fez uma série de interrupções durante uma sessão em que outros parlamentares falavam sobre o episódio em que uma bomba foi colocada em um caminhão na entrada do Aeroporto de Brasília, às vésperas da posse do presidente Lula.

Na ocasião, o presidente da Comissão, Arthur Maia (União Brasil-BA), ameaçou levar o nome do deputado ao Conselho de Ética.

No mês seguinte, o parlamentar bolsonarista foi acusado por opositores de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), durante outra sessão da CPI dos Atos Golpistas. O caso foi encaminhado para investigação.

Já em agosto do mesmo ano, Brunini causou polêmica dentro e fora do Congresso, após ser acusado de fazer um gesto supremacista branco durante outra sessão da CPI do 8 de janeiro.

No dia 26 de setembro de 2023, Abilio causou tumulto após, novamente, interromper colegas de parlamento. Em seguida, Arthur Maia, que presidia a CPI, pediu que ele se retirasse da sala em que o colegiado estava reunido, mas o deputado se recusou. A sessão, então, foi suspensa.

Em 2016, Abílio foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno. No 2º turno de 2020, no entanto, foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.

Abílio é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos.

Propostas de governo

Durante a campanha, Abilio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:

  • Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
  • Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
  • Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
  • Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas.

Fonte: Portal G1

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

mundo pet