O comércio em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, não terá autorização especial para funcionar neste sábado (2), feriado nacional de Dia de Finados.
As prefeituras dos dois municípios não se manifestaram com a intenção de autorizar o funcionamento e a Federação do Comércio de Bens, Serviços (Fecomércio-MT ) informou que o comércio em geral de shoppings e ruas não devem abrir as portas.
Os serviços considerados essenciais irão funcionar. Esse é o caso da saúde, nas Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito e segurança também irão funcionar normalmente.
A autorização também se aplica a bares e restaurantes. Supermercados e farmácias também têm permissão para abrir no feriado, desde que ofereçam folga compensatória ou paguem horas extras aos funcionários.
Os cemitérios municipais da Piedade, do Porto e Coxipó da Ponte devem receber 45 mil pessoas no Dia de Finados.
Segundo as informações das empresas que administram os cemitérios, os locais passaram por uma limpeza para receber os visitantes, foram feitos serviços de capina, varrição, caiação e pintura nos muros com os números das ruas internas.
Portal G1