O gabarito do Enem vai sair nesta semana. A divulgação, que seria no dia 20 de novembro, foi antecipada pelo Ministério da Educação, e a nova data será anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nesse domingo, quase 70% dos mais de 4,3 milhões de candidatos fizeram provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Para o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma Educacional, a prova foi exigente na cobrança de conteúdo, mas dentro do esperado.
Segundo ele, o aluno precisava ter conhecimento além da sala de aula, estando conectado com redes sociais, meios de comunicação e temas do cotidiano.
Segundo o Ministério da Educação, não aconteceram ocorrências graves. Mas quase 2 mil estudantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, sair antes do horário permitido com o caderno de provas ou não atender às orientações dos fiscais.
Outros mil foram afetados por emergências médicas, falta de energia elétrica ou de abastecimento de água.
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o Enem 2025 será usado na certificação de conclusão do ensino médio. Quem perdeu o exame por problemas logísticos ou doença listada no edital tem até a próxima sexta-feira para pedir a reaplicação, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro. Já o resultado final do Enem será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Fonte: Agência Brasil