Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT) e divulgada nesta terça-feira (10) revelou que as compras de final de ano devem movimentar cerca de R$ 1 bilhão para a economia do estado.
Segundo o levantamento, 52% dos mato-grossenses pretendem comemorar o Natal e o Ano Novo, que são as datas consideradas as mais favoráveis para o calendário de vendas, com uma estimativa de mais de R$ 938 milhões sendo injetados no comércio e no setor de alimentação durante o fim de ano.
No Ano Novo, há maior interesse por eventos sociais e fora de casa em comparação ao Natal. Contudo, a maioria dos entrevistados planeja celebrar ambas as datas em reuniões familiares, o que representa uma oportunidade para pequenos negócios investirem em produtos voltados para ceias, decorações e itens que incentivem comemorações domésticas, conforme apontou o levantamento.
A analista técnica do Sebrae e responsável pela pesquisa, Jaqueline Trentino, informou que, neste ano, as compras para o final de ano registraram uma queda de 50% em comparação aos resultados da pesquisa realizada no ano passado, devido à antecipação dos consumidores nas promoções da Black Friday.
Além disso, segundo ela, os entrevistados demonstraram interesse por produtos e serviços voltados para reformas no lar, com o objetivo de preparar as casas para receber visitas durante as festividades.
A pesquisa demonstrou que mais de 70% dos entrevistados demonstraram preferência por compras presenciais neste final de ano. A maioria planeja adquirir de um a três itens para presentear amigos ou familiares, segundo os dados da pesquisa. As lojas físicas têm a oportunidade de atrair clientes, especialmente os indecisos, ao investir em promoções estratégicas.
O levantamento destaca que as lojas de vestuário (80%), brinquedos (44%) e perfumaria (23%) estarão em alta durante o período, refletindo a intenção de compra dos mato-grossenses. Além disso, 38% dos consumidores pretendem adquirir roupas novas para as celebrações de final de ano, o que pode gerar um aumento significativo nos lucros do setor. Cerca de 47% dos entrevistados darão preferência aos estabelecimentos que oferecerem descontos e promoções.
Quando se trata de comida, o tradicional peru de Natal segue como o prato favorito de 40% dos consumidores no estado, sendo acompanhado por cervejas (35%) e champanhe (33%) nas preferências para as festividades. Além disso, mais da metade dos entrevistados pretende participar de brincadeiras como o "amigo secreto".
Apesar da cautela em relação aos gastos, 52% dos consumidores afirmaram que devem desembolsar mais em comparação ao ano passado, evidenciando um aumento no investimento para as comemorações.
Fonte: Portal G1