SICREDI

"Ter alguém como a primeira-dama de MT em todos os Estados seria importante para os povos indígenas", afirma cacique

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama Virginia Mendes foi homenageada com cocar

Por Redação Play MT em 09/02/2023 às 08:48:03

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi reconhecida pela atuação em prol dos povos indĂ­genas, e recebeu da Aldeia Volta Grande, da Terra IndĂ­gena Sangradouro, um cocar especial. A homenagem foi entregue nesta terça-feira (07.02), Dia Nacional de Luta dos Povos IndĂ­genas, na sede da Unidade de Ações Sociais e Atenção à FamĂ­lia (Unaf), onde Virginia é voluntĂĄria.

"Viemos agradecer à primeira-dama por atender nossas demandas e estar sempre atenta às nossas dificuldades. Ter alguém como ela em outros estados seria muito bom para os povos indĂ­genas, pois o trabalho dela é muito importante para nossos povos", manifestou o cacique da aldeia, Geraldo Tsadamnha.

Alessio Tseredzati Tsiruwe We, também da Aldeia Volta Grande, lembrou que desde o inĂ­cio da gestão a primeira-dama tem buscado acolher os povos indĂ­genas, e destacou, entre outras ações, a entrega de cestas bĂĄsicas para as comunidades indĂ­genas de Mato Grosso. Todas as 43 etnias do Estado receberam as doações, por meio do programa Ser FamĂ­lia, gerido pela Secretaria de AssistĂȘncia Social e Cidadania (Setasc).

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa Ser IndĂ­gena também foi implantado para garantir mais dignidade aos indĂ­genas, por meio de ações de cidadania e acesso a diversos serviços pĂșblicos, como a emissão de documentos pessoais. Os beneficiados pelo programa também receberam doações de brinquedos, kits escolares, produtos de higiene pessoal e cobertores.


 POSTO IPANEMA paragrafo


Além disso, a articulação da primeira-dama junto à Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) também garantiu a perfuração de poços artesianos em aldeias indĂ­genas, por meio do programa Água Para Todos.

Outras ações também foram realizadas pelo Estado por meio de outras secretarias, como a de Educação, que tem ampliado o nĂșmero de escolas indĂ­genas e investido na qualificação dos profissionais.

"Me sinto muito honrada por receber esse carinho e me sinto orgulhosa de ser madrinha dos povos indĂ­genas. Desde o inĂ­cio da gestão sempre procuramos olhar com carinho e atenção, e dar mais dignidade aos nossos irmãos indĂ­genas, e receber este presente me deixa muito grata. Continuaremos sempre lutando e defendendo seus direitos", declarou a primeira-dama.

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

ComentĂĄrios

magato