A partir dessa segunda-feira (06), o novo documento de identidade passa a ser emitido em Mato Grosso, nossa equipe de reportagem esteve na Secretaria Municipal Integrada de Apoio a Segurança Pública em Campo Verde onde conversamos com o Chefe de Divisão e Identificação Jean Carlos Farias Ribeiro que nos conta com detalhes sobre essa mudança no documento mais conhecido como RG.
Além da utilização do número de CPF para a identificação em todo o território nacional, a CIN traz algumas outras mudanças em relação ao documento de identidade tradicional. Visualmente, ela será similar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na emissão do novo RG, os cidadãos podem escolher incluir o seu nome social no documento e outras informações, como o número da CNH e do título de eleitor. Ele também terá um QR Code para facilitar a leitura.
Por último, o novo RG terá uma data de validade que varia conforme a idade de cada pessoa:
Os brasileiros não precisam correr para tirar a sua via do novo RG. De acordo com o governo, o documento de identidade antigo continua valendo até 2032. A nova versão será emitida nas primeiras vias do documento e nos pedidos de 2ª via.
Onde você deve solicitar o novo documento e o que precisa levar em mãos?