Integrante entre os 102 empresários que acompanham comitiva do ministério da agricultura a Pequim na China que tem como objetivo estreitar relacionamento e fechar novos negócios demonstrando o potencial agrícola brasileiro.
O agricultor e presidente da Abrapa Alexandre Schenckel conta ao Play MT que sua ida até o país chinês tem como objetivo expandir ainda mais esse momento de protagonismo que o algodão mato-grossense vivencia, onde cidades como Campo Verde (139 km de Cuiabá) que se destaca pela ótima qualidade de produção de pluma, demonstra esse grande interesse em elevar o setor industriário no ramo.
"O mais importante desse momento é que estamos com um projeto que começamos a aproximadamente 3 anos no ministério da agricultura, onde conseguimos mostrar para os nossos clientes tanto brasileiros quanto para quem importa a nossa pluma para outros países, que temos um sistema de qualidade do algodão onde é feito a verificação da qualidade e que é de confiança. Para isso estamos desenvolvendo uma certificação oficial onde apresentamos ao novo governo e o ministro da agricultura Carlos Fávaro, ele já conseguiu concluir esse trabalho junto aos técnicos do ministério da agricultura."
Conforme citado pelo Presidente da Abrapa Alexandre Schenckel, essa certificação oficial se dá pelo trabalho envolvido na classificação para identificação de qualidade da fibra feito em laboratório, denominado por classificação HVI (High Volume Instrumet) o resultado desta análise é importante tanto para o mercado interno quanto o externo.
"Nós vamos participar de várias reuniões, eventos e convenções das indústrias chinesa. Vamos poder mostrar que esse projeto de certificação da qualidade do algodão, já está passando pelo ministério da agricultura e tendo o crivo governamental e assim como outros países vamos ter a confiabilidade dos industriários e do governo desses países. Então essa é a missão diplomática entre governos onde vamos poder aproveitar a oportunidade de colocar isso em pauta e conseguir bons resultados". Enfatiza Alexandre.
Para o ministro da agricultura Carlos Fávaro esse momento é importante para o país, onde o agronegócio se aproxima do novo governo, e debate pautas importantes para o desenvolvimento agricola do país, assim como essa que Alexandre leva para a China.
Fávaro também cita que esse interesse em participar da comitiva, partiu dos produtores e que eles arcam com todos os custos da viagem.
Participe do nosso grupo de whatsapp e receba todas as notícias - clique aqui