SICREDI

Ministério da Agricultura e Abrapa apresentam o programa de qualidade do algodão no China National Cotton Exchange (CNCE)

Por Redação Play MT/ com informações da Imprensa Abrapa. em 23/03/2023 às 11:56:21

Foto: Ministro Carlos Fávaro abrindo a conferência do desenvolvimento e indústria na China.

O Ministério da Agricultura, Abrapa e empresários do setor agrícola iniciaram a agenda de compromissos na China participando da Cotton Industry Development Conference 2023, em Pequim.

O Ministro Carlos Fávaro abriu a conferência do desenvolvimento e indústria na China destacando que o país tem o maior mercado mundial de confecção e também é o maior produtor de algodão além de ser um grande importador da matéria prima.
"Hoje vendemos praticamente 30% para o mercado chinês e vamos ampliar ainda mais com tratados de simplificação e certificados de qualidade pelo Ministério da Agricultura".

Favaro enfatizou a produção sustentável, assim como a nova certificação oficial da qualidade do Algodão brasileiro, projeto esse entregue pelo Ministério da Agricultura, em parceria com ABRAPA, já nesta safra de 2023.

O Presidente da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) Alexandre Schenkel, apresentou no evento que é considerado um dos maiores da China, o programa de qualidade de algodão brasileiro, com intuito de intensificar os negócios e divulgar também como funciona o programa oficial de classificação.

Foto: Alexandre Schenkel - Presidente da Abrapa, apresentando ao comércio internacional o programa de qualidade de algodão brasileiro

Para o mercado do algodão brasileiro, esse momento em que o Brasil se reúne com empresários chinês do setor textil para apresentar um programa de qualidade de algodão no qual foi criado para certificar aos compradores que a matéria prima que eles estão adquirindo tem um certificado e validação do Ministério da Agricultura, pode e deve engajar o setor de exportação, valorizando a pluma brasileira e trazer recursos para o agronegócio elevando o setor de produção agrícola do Brasil.



O China National Cotton Exchange (CNCE) conta com a presença de aproximadamente 500 participantes que tem ligações diretas ao setor textil do país e para aproveitar o público qualificado, a Abrapa preparou um estande no evento. Responsável pela coordenação do programa Cotton Brazil, o Diretor de Relações Internacionais da associação, Marcelo Duarte, fará palestra sobre o status atual da produção da fibra no Brasil na programação oficial do evento.

Parceria em números:
De acordo com o Governo Federal, a China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, o comércio entre os países atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, elevada à Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.
No caso do algodão, a relação é bem próxima: a pluma foi o segundo maior produto da agropecuária exportado para os chineses em 2022, ficando atrás apenas da soja. Em dez anos, a importação de algodão brasileiro pela China aumentou 47,13%, e, hoje, o país é o maior comprador da pluma brasileira. No ano comercial 2021/22, 11 estados brasileiros exportaram 455,61 mil toneladas de pluma de algodão para a China – que respondeu por 27% dos embarques no período.

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato