O deputado estadual, que atualmente estĂĄ afastado do cargo, Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), teve suspensos os direitos polĂticos por quatro anos, em decorrĂȘncia de ação por improbidade administrativa, praticada em 2001, quando o deputado era prefeito de , a 359 km de CuiabĂĄ.
A decisão foi assinada nessa segunda-feira (10) pela juĂza substituta da Vara Ănica de Itiquira, Fernanda Mayumi Kobayashi. A ação procede de fraudes cometidas em quatro licitações da prefeitura.
Além de Nininho, a ação também inclui as empresas Bispo & Soares Ltda., Terezinha Deinha Alves – ME e E. A. de Jesus-ME.
De acordo com a decisão, Nininho e as empresas deverão ressarcir os cofres pĂșblico de Itiquira em valores atualizados de R$ 92,5 mil, além de pagamento de multa equivalente ao mesmo valor do dano, igualmente atualizado.
Na decisão, a magistrada ainda condenou as empresas à proibição de contratar com o Poder PĂșblico ou de receber benefĂcios fiscais pelo mesmo perĂodo, bem como inocentou os membros da comissão de licitação.
O processo apresentado pelo MPE (Ministério PĂșblico do Estado), acusava as empresas e os funcionĂĄrios pĂșblicos de fraudar as licitações n° 78/01, 87/01, 99/01 e 124/01, de modo que a empresa Bispo & Soares Ltda tivesse ĂȘxito em todos os certames para a prestação de serviços em mĂĄquinas pesadas, ônibus e caminhões na conservação de estradas.
Fonte: Primeira PĂĄgina