SICREDI

CMDCA de Campo Verde realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Da Conferência Municipal, que é subdividida em cinco eixos temáticos, saíram propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual. Também foram eleitos os delegados que representarão Campo Verde no evento estadual.

Por Redação Play MT em 19/05/2023 às 09:47:12

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Verde realizou na manhã de quarta-feira (17), na sede da Associação dos Servidores Municipais (ASSEMCAV), a 5ÂȘ ConferĂȘncia Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente.

Este ano, o evento, que teve o apoio da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social, trouxe como tema central "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessĂĄrias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

Para a SecretĂĄria Municipal de AssistĂȘncia Social e primeira-dama do Município, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, a ConferĂȘncia é um espaço democrĂĄtico para debater e apresentar propostas que possam ser transformadas em Leis e políticas públicas que garantam os direitos das crianças, dos adolescentes e de seus familiares, tanto no contexto da pandemia como no período pós-pandemia.

"É superimportante para nós, nos reunirmos enquanto sociedade, trazer a participação das crianças e dos adolescentes para uma discussão que, nada mais é que tratar sobre os seus direitos", observou a secretĂĄria. "E nada melhor que ouvir as crianças e os adolescentes para saber quais as deficiĂȘncias que nós temos em termos de políticas públicas voltadas para esse meio", completou.


magato 300x300


Da ConferĂȘncia Municipal, que é subdividida em cinco eixos temĂĄticos, saíram propostas que serão apresentadas na ConferĂȘncia Estadual. Também foram eleitos os delegados que representarão Campo Verde no evento estadual.

Assistente social, consultora e especialista em programas e projetos sociais, Rosenete Lemes de Almeida, que ministrou palestra sobre o tema central da ConferĂȘncia, pontuou que a pandemia da Covid-19 e o período pós-pandĂȘmico, afetou o dia-a-dia das famílias, trazendo dificuldades como o desemprego, além de uma série de outros fatores que comprometeram a vida das pessoas.

"Sem falar em mortes, de filhos que ficaram órfãos. E essa ConferĂȘncia vai tratar dessa reparação dos danos do pós-covid", observou ela. "É o momento de reflexão onde os Municípios param e discutem a situação real e podem criar propostas que vão para a ConferĂȘncia Estadual e depois para a ConferĂȘncia Nacional e que podem virar Leis", completou.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, que participou da abertura da ConferĂȘncia, destacou o trabalho feito por pessoas que coordenam projetos sociais voltados ao bem-estar das crianças e dos adolescentes no município.

"Nós somos muito gratos a cada um dos senhores, das senhoras, que compõem essas instituições, que compõem essas organizações e tĂȘm feito de maneira muito perfeita esse trabalho de acolhimento, de condução, de acompanhamento, de formação", enfatizou o prefeito. A conferĂȘncia contou também com a presença do presidente do CMDC Warley Braz Júnior e dos vereadores Silvio Eventos e Janaína Nordestina



Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

ComentĂĄrios

magato