Um incĂȘndio atingiu o Hospital Municipal de CuiabĂĄ na noite deste domingo (15) e aproximadamente 80 pacientes precisaram ser transferidos às pressas para outras trĂȘs unidades de saúde. Outros
Quinze deles foram transferidos para tranquilizar os familiares e para a perícia ser feita no local.
Não houve feridos, segundo a prefeitura, e as chamas jĂĄ foram controladas.
A ocorrĂȘncia mobilizou o Corpo de Bombeiros, que precisou enviar oito viaturas de combate e apoio, e ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia), usadas para fazer a transferĂȘncia de pacientes internados.
Conforme a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, o incĂȘndio começou por volta das 19h, possivelmente em um aparelho de ar-condicionado de um dos quartos de enfermaria do segundo andar.
Todos os pacientes que estavam no primeiro, segundo e terceiro andares foram retirados devido à quantidade de fumaça que tomou os trĂȘs primeiros andares.
Ainda segundo a prefeitura, os 16 pacientes que estavam internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no segundo andar, foram imediatamente transferidos para o HMC (Hospital Municipal de CuiabĂĄ) , o antigo Pronto Socorro Municipal e a Santa Casa estadual.
Pacientes que estão internados no quinto andar foram mantidos no hospital porque a prefeitura entendeu que não havia necessidade de remoção.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi extinto rapidamente e que, ao mesmo em que todos eram retirados do prédio, foram abertas janelas de ventilação.
O diretor da unidade, Paulo Rós, disse que a manutenção preventiva nos aparelhos de ar-condicionado estĂĄ em dia.