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Procon-MT alerta consumidores sobre golpes envolvendo o programa de passagens aéreas Voa Brasil

Golpistas divulgam links para capturar dados pessoais e de pagamento dos usuários

Por Redação Play MT em 07/11/2023 às 09:33:45

O Procon Estadual alerta aos mato-grossenses sobre um novo golpe que utiliza, de forma fraudulenta, o nome do programa de passagens aéreas Voa Brasil, do Governo Federal.

De acordo com a secretĂĄria adjunta do Procon-MT, MĂĄrcia Santos, anúncios do Programa Voa Brasil, que remetem a sites e links fraudulentos, estão sendo veiculados pela internet, especialmente em redes sociais, para capturar dados pessoais e de pagamentos dos usuĂĄrios.

A secretĂĄria reitera que o programa, que visa promover passagens aéreas com custo reduzido, ainda não foi lançado oficialmente. A proposta estĂĄ sendo finalizada e, por isso, não tem regras definidas para participação.

"O Governo Federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos ainda não estão realizando cadastro, nem solicitando valores para inclusão dos consumidores no programa. Por isso, a população deve redobrar a atenção e não clicar nesses anúncios. Caso receba algum contato para cadastro ou solicitando pagamento relativos ao programa, o consumidor deve formalizar uma denúncia junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ou no Procon mais próximo de sua residĂȘncia", ressalta.

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Conforme a secretĂĄria, o alerta para o golpe foi emitido nacionalmente após diversas denúncias terem sido levadas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Em pesquisa encomendada pela Secretaria à Universidade Federal do Rio de Janeiro, foram localizados 622 anúncios que envolvem 52 anunciantes e o redirecionamento para 43 sites golpistas. O Governo Federal jĂĄ solicitou que as plataformas Google e Facebook retirem de veiculação os anúncios fraudulentos sobre o Voa Brasil.

Denúncias

Caso receba algum contato (ligação telefônica, correspondĂȘncia, mensagem de texto no celular ou via redes sociais) solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Programa Voa Brasil, o consumidor deve formalizar denúncia pelos seguintes canais de atendimento: pela internet, pelo Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/); por e-mail, pelo contato "[email protected]"; ou pelo telefone (61) 2029-8090.

Em Mato Grosso, o consumidor também pode formalizar denúncia no Procon mais próximo de sua residĂȘncia ou registrar reclamação pelo WhatsApp (65) 99228-3098.


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