Com a chegada de uma nova onda de calor, as regiões do sul e leste de Mato Grosso enfrentarão temperatura acima da média, 5?°C graus mais quente, segundo o ClimaTempo. A nova onda se estende até o dia 20 de dezembro e os termômetros podem marcar 42ÂșC.
?????Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que jĂĄ registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Segundo os especialistas, isso é resultado das mudanças climĂĄticas. Os recordes mostram uma alta nas temperaturas e que se somam aos eventos climĂĄticos naturais, como a onda de calor.
O aquecimento global estĂĄ mexendo com tudo e bagunça qualquer tipo de evento. Estamos tendo eventos mais extremos e mais frequentes— FĂĄbio Luengo, meteorologista da Climatempo
Apesar da previsão de calor acima da média para o fim da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu até o começo da noite de segunda-feira (11) nenhum alerta por conta das altas temperaturas.
????A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro.
Nos eventos anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.
A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis.
Confira como se proteger da onda de calor de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):
Mantenha sua casa fresca
Evite o calor
Fonte: Portal G1