As vacinas, nos últimos tempos, passou a encontrar barreiras no negacionismo sobre sua eficiência, embora, comprovadamente, os imunizantes sejam fundamentais na prevenção e erradicação de inúmeras doenças.
Em Campo Verde, como forma de ampliar a cobertura vacinal e proteger o maior número de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado estratégias que têm apresentado resultados positivos, como horário estendido nas unidades de saúde, vacinação em domicilio e unidade móvel de vacinação que vai até empresas ou instituições para fazer a aplicação dos imunizantes.
Agora, a iniciativa é vacinar as crianças nas escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino. A ação, que se estenderá até o dia 19 e abril, é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, faz parte do Programa Saúde na Escola e é pactuada com o Ministério da Saúde e teve início na última sexta-feira (15), na Escola Estadual Adib Ayesh Nafi Has Abbel Khaleq, no bairro Santa Rosa.
Nesta terça-feira (19), a vacinação será realizada na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e no Centro Educacional Paulo Freire, no período da manhã e à tarde. "A integração entre Saúde e Educação possibilita o acompanhamento da situação vacinal dos alunos, a identificação de faltosos e a atualização do esquema vacinal, contribuindo significativamente para a redução das internações hospitalares e o absenteísmo durante o ano letivo", observou a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita, Edna Queiroz da Silva.
Durante as visitas às escolas, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde atualizam a cartão de vacina dos estudantes. Um dos imunizantes aplicado é o que protege contra o HPV. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há um público de 500 indivíduos com idade entre 9 e 14 anos que ainda não recebeu a segunda dose da vacina. A primeira foi aplicada em setembro do ano passado.
A secretária de Saúde e vice-prefeita ressalta que o Programa de Saúde na Escola proporciona a integração entre a pasta e a Secretaria de Educação, resultando em um programa de vacinação seguro e eficaz. "Em resumo, a Estratégia de Vacinação nas Escolas representa uma iniciativa vital para fortalecer a cobertura vacinal, proteger a comunidade escolar e familiar contra doenças e promover uma sociedade mais saudável e resiliente", enfatizou Edna Queiroz da Silva.
Conforme reiterou a Secretária de Saúde e vice-prefeita, a imunização além de proteger as crianças individualmente, reduz a disseminação de doenças contagiosas, contribuindo com a melhoria da saúde coletiva. "Ao garantir que nossos alunos estejam devidamente imunizados, estamos fortalecendo a base para um ambiente escolar saudável e seguro para todos", frisou ela. "Portanto, encorajamos fortemente todos os pais e responsáveis a participarem ativamente dos programas de vacinação oferecidos em nossas escolas. Juntos, podemos criar uma cultura de saúde e prevenção que beneficie toda a nossa comunidade", ressaltou a secretária e vice-prefeita.