A partir desta terça-feira (26), moradores de Campo Verde que fazem parte dos grupos prioritários, já podem tomar a vacina contra a gripe (Influenza). O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do município.
A vacinação contra a gripe é realizada todos os anos em todo o Brasil e tem por objetivo proteger a população do vírus que provoca a doença. Para Campo Verde, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste primeiro momento foram disponibilizadas 2,6 mil doses do imunizante.
Esse total, segundo a pasta, corresponde a 20% das cerca de 13 mil doses que serão enviadas para Campo Verde. Novas remessas deverão ser feitas posteriormente. "Normalmente a entrega acontece de forma gradual, semanalmente", explicou a técnica de enfermagem e coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Amélia Leonel Pereira.
Fazem parte dos grupos prioritários crianças com idade até 6 meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas com até 45 dias do parto, idosos, trabalhadores da saúde e professores da rede pública e particular de ensino.
Também fazem parte dos grupos prioritários: Povos indígenas, portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das forças armadas; trabalhadores do transporte coletivo, portuários, detentos e jovens e adolescentes com idade entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente e protege contra três tipos de cepa: a H1N1, H3N2 e tipo B (Vitória). A campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de maio.