Cerca de 115.102 jovens entre 16 e 20 anos ainda não emitiram o título de eleitor em Mato Grosso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado. O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar em 2024 é 8 de maio, exatos 150 dias antes do pleito de 2024.
De acordo com o TRE, o maior número de eleitores jovens sem título se concentra aos 16 anos. Dos 54,1 mil jovens nessa faixa etĂĄria, cerca de 42,4 mil ainda não emitiram o documento eleitoral.
JĂĄ a maioria dos eleitores jovens com título se concentra na faixa etĂĄria entre 18 a 20 anos. Dos 162,8 mil jovens nessa faixa etĂĄria em Mato Grosso, 48 mil ainda não emitiram o título de eleitor. No caso dos jovens de 17 anos, ainda precisam emitir o documento 24,4 mil de um total de 40,3 mil jovens nessa faixa etĂĄria no estado.
No Brasil, o voto é facultativo aos moradores de 16 e 17 anos, aos analfabetos e aos maiores de 70 anos. No caso dos adolescentes, a Justiça Eleitoral faz uma série de campanhas para incentivar a participação deles nas eleições.
Segundo a Justiça Eleitoral, é possível emitir o Título de Eleitor pela internet, sendo necessĂĄrio apenas ir presencialmente fazer o cadastro biométrico. Veja o passo a passo:
Urna eletrônica — Foto: Elza Fiuza/AgĂȘncia Brasil
As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. O eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mĂȘs, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas.
Em eleições municipais, não hĂĄ voto em trânsito. Ou seja, quem estĂĄ em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terĂĄ que justificar a ausĂȘncia. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.
Fonte: Portal G1