As ações de conscientização e de combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, têm apresentado resultados positivos. Intensificadas nas duas últimas semanas, as ações mostram resultados positivos e apontam que houve uma redução no número de casos prováveis de dengue.
O trabalho desenvolvido, conforme informou Cristiane Simões, gerente de Vigilância em Saúde, foram de conscientização em escolas, igrejas e no comércio em geral, onde foram repassadas informações sobre medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Também foram realizadas remoções de focos do mosquito transmissor da doença, eliminação de criadouros, borrifação, bloqueio químico e, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, mutirões de recolhimento de entulho e de recipientes que acumulem água, como garrafas, garrafas pet, pneus, sacolas plásticas, latas e outros, em todas as regiões da cidade.
Números
De acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde, nas semanas epidemiológicas compreendidas entre os dias 25 de fevereiro e 9 de março, havia em Campo Verde o registro de 207 casos prováveis de dengue.
Ainda conforme os números da Secretaria de Saúde, nas semanas epidemiológicas que foram de 10 a 26 de março, foram registrados 61 casos prováveis da doença, uma redução de 70,5%. Nenhum óbito foi registrado no período.
Cuidados devem continuar
Apesar dos números favoráveis, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que os cuidados com a proliferação do Aedes aegypti devem ser mantidos, especialmente devido as chuvas constantes dos últimos dias. Outra recomendação é que, aos primeiros sintomas da doença, deve se buscar atendimento médico.
Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações e nos ossos, perda do apetite, fraqueza e cansaço, náuseas e vômitos e manchas vermelhas na pele. (texto atualizado às 16h53).