O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) divulgou o terceiro ranking de monitoramento da cobertura vacinal no estado, na quarta-feira (10). Nove municípios mato-grossenses aparecem pela primeira vez na lista de baixa vacinação, sendo sete parte da região norte do estado.
Confira os novos municípios com baixa cobertura vacinal:
- Novo Horizonte do Norte
- Nova Santa Helena
- Nova Mutum
- Porto dos Gaúchos
- Santa Rita do Trivelato
- Ipiranga do Norte
- Sorriso
Segundo o MPMT, 78 municípios do estado fazem parte do ranking desde o primeiro levantamento, em 2023, outros 45 flutuam. Já 13 cidades deixaram o ranking da segunda para a terceira edição, ou seja, os índices de vacinação nesses locais aumentaram.
Somente 19 municípios ainda não foram citados: Acorizal, Alto Taquari, Boa Esperança do Norte, Campo Verde, Campos de Júlio, Cláudia, Curvelândia, Indiavaí, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Xavantina, Paranatinga, Planalto da Serra, Ponte Branca, São José do Rio Claro, Tabaporã, Tapurah e União do Sul.
Um novo ofício foi encaminhado aos promotores de Justiça de Mato Grosso, para que adotem medidas necessárias para intensificar a vacinação em regiões com baixos índices. Um outro ofício já havia sido encaminhado em 2023.
HPV e Influenza
As vacinas com pior cobertura em Mato Grosso são HPV feminino, HPV masculino e influenza.
- HPV feminino: 42 municípios com as piores taxas, 29 estão com cobertura menor que 50%;
- HPV masculino: 33 municípios estão com cobertura menor que 50%;
- Influenza: 42 municípios estão com cobertura menor que 50%.
Portal G1