As regiões com as maiores quantidades de unidades comercializadas foram no Jardim Leblon (48), Área de Expansão Urbana Leste (27), Área de Expansão Urbana Leste – condomínio Belvedere II (20) e Morada dos Nobres (20), conforme mostra a tabela abaixo.
Reduções
Mesmo com a alta no faturamento, o levantamento mostra consecutivas quedas no número de imóveis transacionados para o mesmo trimestre, passando de 2.782 unidades em 2022 para 1.999 neste ano. Somente de 2023 para 2024, a redução foi de 12,55%.
Segundo o responsável técnico pela pesquisa e vice-presidente do Secovi-MT, Guido Grando Junior, o recuo no número de unidades comercializadas, assim como do percentual financiado, de -23,72% sobre o mesmo trimestre de 2023, pode ser reflexo dos impactos negativos da produção agrícola deste ano.
A combinação desses fatores – aumento no faturamento e diminuição nas vendas –, segundo análise dos representantes do sindicato, se deu em função de investimentos de aquisição de terrenos e imóveis destinados a empreendimentos comerciais e residenciais na cidade.