A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, inicia, a partir desta sexta-feira (3), a distribuição da vacina contra a gripe (Inlfuenza) à toda a população, seguido as determinações do Ministério da Saúde.
De acordo com a pasta, a vacinação será feita de forma gradual, obedecendo aos estoques existentes do imunizante. "Essa medida foi tomada devido ao aumento dos casos de influenza A (H1N1) em todo o país, que tem sobrecarregado as emergências dos hospitais", explicou a gerente de atenção em Saúde, Cristiane Simões.
De acordo com ela, "a ampliação justifica pelo benefício da vacinação para a população não contemplada nos grupos prioritários, contribuindo para redução de atendimentos médicos, absenteísmo escolar e no trabalho durante o outono e inverno".
Cristiane Simões frisa que, caso haja redução do estoque de vacina, a imunização das pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários será feita adotando estratégias pontuais. "Lembrando que o nosso foco continua sendo o atendimento aos grupos prioritários", enfatizou ela.
Para garantir que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Campo Verde seja alcançada, a Secretaria Municipal de Saúde está adotando estratégias como vacinação nas creches e escolas, imunização de pessoas com mobilidade reduzida e idosos em domicílio e horário estendido nas unidades de saúde, que funcionam até às 20h00 todas as segundas quartas-feiras do mês.
Para as mulheres que estão em fase de gestação, a vacinação está sendo feita no Centro de Atendimento Integrado de Saúde da Mulher, enquanto que as puérperas estão sendo imunizadas no Hospital Municipal Coração de Jesus. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando também a busca ativa às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários por meio do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde. Até o momento, 47,5% do público alvo foi imunizado em Campo Verde.