Governo de MT envia 60 toneladas de donativos e reforça equipes no Rio Grande do Sul
Ao longo de cinco dias, foram arrecadados água, alimentos, itens de limpeza e higiene pessoais e roupas
Por Redação Play MT em 13/05/2024 às 15:56:13
O Governo de Mato Grosso encaminhou, nesta segunda-feira (13.05), 60 toneladas de doações para apoio às famílias no Rio Grande do Sul. A carga de donativos é acompanhada por duas equipes da Defesa Civil do Estado, que reforçarão o efetivo mato-grossense nas ações de ajuda humanitária no estado gaúcho.
Sob articulação da primeira-dama Virginia Mendes, o Governo de Mato Grosso disponibilizou quatro pontos de arrecadação de doações em Cuiabá e Várzea Grande, em diferentes regiões. Ao longo de cinco dias, foram arrecadados mais de 22 toneladas de roupas, colchões, lençóis e cobertores, 20 toneladas de água, 15 toneladas de alimentos, além de 2 toneladas de itens de limpeza e higiene pessoal e 1 tonelada de ração.
"Fiquei emocionada quando cheguei no Ginásio Aecim Tocantins, no sábado, e vi as doações e as pessoas chegando para entregar os donativos. Nós, mato-grossenses, somos muito solidários e, com a ajuda de todos, conseguimos bastante arrecadação. Meu coração transbordou de orgulho", declarou a primeira-dama Virginia Mendes.
Primeira-dama de MT acompanha carregamento de alimentos para serem enviados ao Rio Grande do Sul Créditos: Christiano Antonucci - Secom - MT
Além do ponto de coleta no Aecim Tocantins, a população também procurou os postos de atendimento do Sine e Procon nas unidades do Ganha Tempo, em Cuiabá, e no Centro Estadual de Cidadania, em Várzea Grande, para as doações.
De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, as doações serão entregues em um centro de distribuição montado em Passo Fundo (RS). Depois, os donativos serão separados e enviados aos municípios afetados.
Primeira-dama de MT acompanha carregamento de alimentos para serem enviados ao Rio Grande do Sul Créditos: Christiano Antonucci - Secom - MT
Reforço no efetivo
Junto dos donativos, o Governo de Mato Grosso envia reforços para as ações de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul. Duas equipes da Defesa Civil foram enviadas ao estado gaúcho nesta segunda-feira (13), onde irão atuar na gestão de abrigos temporários, acolhimento às famílias afetadas e distribuição dos donativos.
"O Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul montou, no município de Santa Cruz do Sul, um posto avançado de recebimento e distribuição de donativos, e, atendendo a um pedido do estado gaúcho, nossa equipe de Mato Grosso se junta a agentes de outros estados, auxiliando na gestão dos donativos e fazendo essas doações chegarem àqueles que estão precisando", explicou o superintendente, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz.
Governo de MT começa enviar alimentos ao Rio Grande do Sul Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Ajuda ao RS
Desde o dia 3 de maio, o Governo de Mato Grosso presta apoio ao Rio Grande do Sul, com o envio de equipes especializadas das forças de segurança e equipamentos.
Mato Grosso também foi autor da proposta que autorizou, via Conselho Nacional de Política Fazendária, a dispensa da apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doação ao Rio Grande do Sul, criando um corredor humanitário.
Na última sexta-feira (10), o Governo do Estado também fez a doação de R$ 50 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), para ajudar nas obras de reconstrução do estado gaúcho.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a manhã desta segunda-feira, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas na região. Em razão do temporal, 147 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 127 estão desaparecidas.
O Sesi-SP conquistou o título do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado feminino ao derrotar a Aspaego-GO por 3 sets a 0 (parciais de 25/15, 25/17 e 26/24) nesta sexta-feira (15) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O G20 Social contou com 46,8 mil inscritos e mais de 15,1 mil pessoas credenciadas para participar dos debates que, ao todo, abordaram mais de 300 temas.
Liderados pelo Brasil, organizações multilaterais, países, bancos de desenvolvimento e instituições filantrópicas anunciaram, nesta sexta-feira (15), segundo dia de debates da Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro, ações colaborativas no chamado Sprints 2030.