O último LIRAA (Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti) realizado pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que Campo Verde está vencendo a guerra contra o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. De acordo com os indicadores, o índice de focos do Aedes em Campo Verde é de 0,3%.O último LIRAA foi realizado entre os dias 26 e 28 de maio em 30 bairros da cidade. Em praticamente todos eles, o índice de infestação foi classificado como baixo. Somente no Cidade Alta o índice foi considerado alto, com 7,41%.
A diminuição da presença do Aedes aegypti é atribuída ao fim da temporada de chuvas, às inúmeras ações realizadas pela Vigilância Ambiental e à conscientização dos moradores em eliminar recipientes que servem de criatório para o inseto.
"Nos últimos meses, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, foram realizados vários mutirões e arrastões de limpeza; visita à domicílio, vistoria e bloqueios químicos", lembrou a gerente de Vigilância em Saúde, Cristiane Simões. "E o resultado está aparecendo. Estamos com baixo índice de infestação", enfatizou ela.
A redução do índice de infestação do Aedes aegypti reflete diretamente na quantidade de casos de dengue. Números da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde apontam que o município registrou em janeiro 674 casos prováveis da doença. Em maio foram apenas 55 e uma internação. No momento não há nenhum paciente internado com a doença no Hospital Municipal Coração de Jesus.