A Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia) confirmou a segunda morte por Febre Oropouche no estado, nesta segunda-feira (22). Esta é a 2ª morte causada pela doença registrada no Brasil.
A vítima era uma mulher, de 21 anos, moradora de Camamu, cidade que fica a 196 km de Salvador, conforme o portal G1. Conforme a Sesab a paciente foi internada com febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, dores em membros inferiores, dor retroorbital, dores musculares, além de fraqueza, falta de energia e cansaço.
Os sintomas evoluíram com sinais mais graves, como sangramentos nasal, gengival e vaginal, hipotensão, queda brusca de hemoglobina e plaquetas até o óbito.
A morte ocorreu em maio deste ano, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (22) porque, assim como no primeiro caso, diversos exames precisaram ser feitos para que a causa do óbito fosse confirmada.
O primeiro
A primeira morte por Febre Oropouche no estado foi registrada, no dia 17 de junho, pela Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia). A paciente era uma mulher de 24 anos, moradora de Valença, cidade que fica a 123 km de Salvador. A morte aconteceu em março deste ano e foi divulgada em junho.
"São dois casos de pessoas jovens, saudáveis, sem comorbidades. Isso foi o que nos chamou ainda mais atenção".
Antônio Bandeira, infectologista que faz parte da vigilância estadual da Bahia.
Primeira Página