Cuiabá está sem chuva significativa há 100 dias. O Instituto Nacional de Meteorologista (INMET) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) e a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% nesta sexta-feira (26).
O alerta amarelo para baixa umidade do ar foi emitido às 11h de quarta-feira (24) e tem validade até às 19h desta sexta-feira.
A baixa umidade no ar é causada por uma grande massa de ar polar que está espalhada pela costa do sul e do sudeste do país, e joga o vento frio e úmido para as áreas próximas ao mar. Isso forma o bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens.
Foto mostra peixe morto após seca do rio Perdido em Caracol (MS) — Foto: Thalyta Andrade/
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a seca se traduziu em chamas. Os estados abrigam o Pantanal, bioma que tem a maior planície alagável do mundo. No entanto, o rio Paraguai, o principal do bioma, enfrenta o nível mais baixo de água já visto nos últimos quase 60 anos.
Com isso, o fogo avançou sobre a vegetação, que teve o pior cenário de incêndio desde 1998, pelo menos – ano em que o Inpe começou a monitorar a área. O incêndio consumiu uma área equivalente à de nove campos de futebol por minuto.
Confira as recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar:
Fonte: Portal G1