Nesta terça-feira (15) os vagões do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) começam a ser transferido para o Estado da Bahia, de acordo com a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso).
Os 40 vagões foram negociados por R$ 793,7 milhões, que serão pagos pela Bahia em quatro parcelas anuais. A Bahia pagará a primeira parcela em 31 de dezembro e as demais na mesma data de cada ano até 2027. Todas as parcelas serão corrigidas pelo IPCA-E, a partir da data da assinatura do acordo.
O Governo de Mato Grosso afirma que o dinheiro é suficiente para terminar a obra do BRT e ainda comprar os veículos.
Depois de 10 anos de espera, a história dos vagões da Copa de 2014 chegou ao fim. O governo da Bahia e o Consórcio VLT serão responsáveis pela transferência dos vagões, conforme acordo intermediado em julho deste ano pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
O VLT era uma das obras para Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A construção parou naquele mesmo ano, depois que a PF (Polícia Federal) e o Ministério Público denunciaram corrupção e desvio de dinheiro.
O então governador Silval Barbosa chegou a ser preso e fez delação premiada. A obra já custou R$ 1 bilhão. O consórcio, numa estimativa feita há 5 anos, calculava que precisaria de mais R$ 922 milhões para terminar.
Depois de todo o investimento, o Governo do Estado decidiu trocar o modal de transporte, de VLT para BRT.
O VLT é um trem de superfície movido a energia elétrica. Já o BRT, é o serviço de ônibus que usa corredores exclusivos.
Fonte: Primeira Pagina