Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que mais de 360 mil eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico, em Mato Grosso. Elas representam cerca de um 14% do eleitorado do estado. A recomendação é não deixar para a última hora.
A meta da Justiça Eleitoral é que 100% do eleitorado esteja com a biometria registrada até 2026, ano em que a digital passará a ser obrigatória.
Segundo um balanço da Justiça Eleitoral, em Cuiabá, dos 445, mil eleitores, 50,9 mil ainda não cadastraram a biometria, o que representa um percentual de 11,4%. Já em Várzea Grande, 10,01% dos eleitores não têm a biometria cadastrada.
Os cartórios e centrais de atendimento ao eleitor funcionam de segunda a sexta-feira das 11h às 18h. Já o horário de atendimento do Ganha Tempo CPA I em Cuiabá é das 08h às 17h.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta para a importância da identificação biométrica, pois afasta a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar e reforça a segurança do processo de votação.
Por que devo cadastrar minha biometria?
A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.
A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada. Para fazer o cadastro, basta levar documento oficial de identificação e comprovante de residência atualizado. Para o primeiro alistamento, homens devem comprovar também a regularidade com o serviço militar.
O que acontece se seu título for cancelado?
- Não poderá votar;
- Não poderá solicitar passaporte, carteira de identidade ou qualquer outro documento que necessite da certidão de quitação eleitoral;
- Não poderá se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargo ou função pública;
- Não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de emprego ou função pública;
- Não poderá participar de concorrência pública ou administrativa em qualquer autarquia da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;
- Não poderá pedir empréstimos em banco ou estabelecimento de crédito mantido pelo governo;
- Não poderá renovar ou fazer matrícula em estabelecimentos de ensino público.
Portal G1