Realizada a cada 4 anos, a Conferência Municipal de Saúde é um painel de ideias e debates que visam identificar demandas e melhorar os serviços prestados à população. O evento, que começou na noite de quinta-feira, termina hoje com debates sobre os eixos temais e escolha dos dez delegados que representarão Campo Verde na Conferência Estadual, a ser realizada em Cuiabá.
Este ano, o tema da Conferência, que está sendo realizada na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia". Cerca de 200 pessoas, entre autoridades municipais, moradores e estudantes, participaram da cerimônia de abertura do evento, realizada na noite de quinta-feira.
Abrindo o ciclo de palestras, o advogado Rodrigo Terra Cyrineu abordou o tema "Notas Críticas à Judicialização da Saúde no Brasil".
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Rodrigo Bernardes enfatizou que a Conferência é um momento em que comunidade e autoridades, de forma democrática, podem apontar, debater e sugerir melhorias para o Sistema de Saúde.
"É justamente isso: onde nós trazemos a oportunidade de todos participarem, de todos os munícipes participarem desse momento para se discutir a saúde no nosso Município", destacou ele. "Sabemos que nós temos uma ótima Saúde, mas nós precisamos, cada vez mais, tentar melhorar aquilo que tem déficit diante de uma demanda que só cresce", completou.
As propostas e sugestões aprovadas durante a Conferência Municipal de Saúde serão levada à Conferência Estadual, e, caso sejam aprovadas, levadas à Conferência Nacional.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva, classificou o evento como de grande importância, destacando que, através dele é que se defende os direitos do Sistema Único de Saúde.
"Então, as ideias que nós tivermos para a melhoria da Saúde de Campo Verde, é nesse momento que nós trazemos elas. Elas são estudadas, trabalhadas e enviadas para o Estado", comentou. "Através desse momento é quando a gente levanta as demandas que nós vamos tratar com o Estado e também em nível de Brasil", ressaltou a secretária.
Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira enfatizou que a Conferência é o momento em que a Saúde Pública como um todo é revista, e também oportuniza à sociedade organizada apresentar propostas e discutir temas que promovam mudanças no setor visando a melhoria do atendimento. "Construção de novos fluxos, construção de um sistema que realmente entrega serviços é o que nós precisamos", frisou o prefeito.
Alexandre enfatizou que é preciso haver equilíbrio entre a utilização dos recursos com um sistema de execução eficiente para que se possa ter uma Saúde Pública de Qualidade. "E nada mais justo que nós fazermos essa Conferência e permitir que profissionais debatam, gerem demandas e, acima de tudo, gerem mecanismos de fazer entrega de Saúde", ressaltou.
A VIII Conferência Municipal de Saúde prossegue hoje até as 17 horas. Participaram da cerimônia de abertura o presidente da Câmara, vereador Silvio Eventos, a vereadora Boneca, o secretário de Planejamento Rubens Anunciação Júnior, o secretário municipal de Segurança Pública, Rosimar Bitencourt Ferreira, a presidente da Associação dos Aposentados, Elza Naffe, além da Defensora Pública Tânia Vizeu, diretor do Hospital Municipal Coração de Jesus Fabiano Menande, o comandante da 11ª Cia de Bombeiro Militar, tenente Matheus Henrique Neves de Oliveira e o comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar tenente-coronel Emmanuel Carlos Vieira.