A colheita de soja avança pelo Brasil. De acordo com o boletim desta semana da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cerca de 74,5% da área dedicada à oleaginosa na atual safra já foi colhida. Mas será que as condições do tempo irão ajudar na sequência desse trabalho de campo? Confira, abaixo, o que a meteorologia indica para esta semana em 13 dos principais estados produtores do grão.
Confira, abaixo, o resumo da relação da previsão de chuvas com a colheita da soja no país.
A colheita da soja está praticamente finalizada. Com as chuvas desta semana devendo se concentrar na porção centro-norte, transtornos no deslocamento da carga de grãos podem ocorrer.
Outro local onde a colheita avança. As lavouras precoces apresentam baixos rendimentos na Campanha e na Fronteira Oeste, isso devido à falta de chuvas na região. Para esta semana, em geral, até 120 milímetros (mm) são esperados, o que pode gerar problemas nas operações em campo.
O tempo mais seco acelerou a colheita, mas nesta semana deve chover mais e acabar atrasando um pouco o avanço dos trabalhos.
A redução nas precipitações permitiu o rápido progresso na colheita da soja, condição essa que deve se manter ao longo da semana.
Colheita está sendo concluída, mas as chuvas concentradas na porção oeste do estado podem gerar transtornos nesta reta final de colheita.
O tempo seco favoreceu o avanço na colheita, mas ela permanece atrasada em relação à safra passada. Nesse sentido, o tempo mais ensolarado irá contribuir na aceleração dos trabalhos nesta semana.
A cultura se encontra em maturação e colheita. Tempo mais firme deve contribuir tanto para o avanço da colheita da soja, como na maturação do grão.
A redução das chuvas permitiu forte evolução na colheita, condição essa que deve se manter nos próximos dias.
As chuvas impossibilitaram o avanço na colheita e, em algumas áreas dessecadas, afetou a qualidade da soja. As instabilidades devem continuar no estado, mas não com os volumes da semana passada. O solo, entretanto, já se encontra bastante úmido. Assim, as chuvas dos próximos dias podem gerar mais transtornos nas operações.
As chuvas persistentes atrasaram a evolução da colheita da soja. No decorrer dos próximos dias, mais chuva está prevista para o estado nordestino, com volumes acima dos 120mm. Isso, a saber, deve gerar problemas nas operações em campo.
Colheita segue em ritmo normal. Problemas apenas na porção norte do estado, onde os volumes de chuva podem passar dos 120mm durante a semana.
A colheita da soja alcança 20% da área. O tempo mais firme deve contribuir para o avanço das atividades durante os próximos dias.
A colheita segue no polo de Paragominas, mas muitas áreas estão em estágios reprodutivos e em maturação. Chuvas intercaladas com períodos ensolarados previstas para os próximos dias devem contribuir para o desenvolvimento do grão.
Fonte: CANAL RURAL