A PolĂcia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes InformĂĄticos (DRCI) em apoio a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), cumpriu ordens judiciais de prisão e busca e apreensão na Operação Uratau, deflagrada contra suspeitos de envolvimento em crimes de fraudes pela internet.
Os mandados, sendo dois de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, foram decretadas pela Justiça do ParĂĄ, com base em investigações da Divisão de Combates a Crimes Cometidos contra os Direitos Individuais da PolĂcia Civil paraense.
As ordens judiciais foram cumpridas na cidade de VĂĄrzea Grande com objetivo de arrecadar objetos nas residĂȘncias dos investigados da prĂĄtica de crime de estelionato por meio eletrônico, em especial golpe do falso perfil de whatsapp.
Além dos mandados de prisão, durante as diligĂȘncias foram apreendidos trĂȘs aparelhos celulares e cartões de crédito dos alvos, e também lavrado um Termo Circunstanciado de OcorrĂȘncia por resistĂȘncia.
Operação Uratau
O nome da operação faz alusão as aves que utilizam muito bem de suas plumagens para se camuflarem.
A operação foi deflagrada pela Divisão de Combates a Crimes cometidos contra Direitos Individuais (DCDI) contou com o apoio operacional da Delegacia de Repressão a Crimes de InformĂĄtica da PolĂcia Civil do Mato Grosso (DRCI) e Delegacia Repressão a entorpecentes (DRE).