As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam nesta segunda-feira (5). Os estudantes interessados em participar do exame têm até 16 de junho para se inscrever.
As inscrições devem ser realizadas diretamente na Página do Participante no site do Inep: enem.inep.gov.br/participante.
Além de realizar a inscrição (veja passo a passo abaixo), o aluno também precisa fazer o pagamento da taxa de R$ 85, que pode ser quitada até 21 de junho. Somente após o pagamento a inscrição está confirmada.
A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. E vale o ALERTA: os estudantes que obtiveram o direito à isenção do valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil.
As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro, e o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi divulgado. Caso a solicitação tenha sido indeferida, os estudantes têm até a próxima sexta-feira (12) para entrar com recurso.
Página do Participante do Enem 2023 — Foto: Inep/Reprodução
Os principais passos para realizar a inscrição no Enem são:
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.
5 de novembro
O candidato deverá fazer:
20 de novembro
A prova trará:
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Fonte: Portal G1