Uma apuração conjunta da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis e GerĂȘncia de Combate ao Crime Organizado chegou à identificação do suspeito de planejar e instruir o grupo criminoso que sequestrou e extorquiu uma vítima na cidade de São José do Povo, no sul do estado. Os criminosos sequestraram a vítima, que exerce o cargo de secretĂĄrio municipal, na última terça-feira, e a obrigaram a fazer transferĂȘncias bancĂĄrias que totalizaram 247 mil reais.
O suspeito de planejar o crime foi preso na quarta-feira (23.08), em CuiabĂĄ. Durante diligĂȘncias, a equipe da GCCO o localizou em um imóvel no bairro Jardim Mossoró, na Capital. Com ele estavam mais dois suspeitos que foram detidos em flagrante por trĂĄfico de drogas e associação para o trĂĄfico.
Contra o suspeito de planejar a empreitada criminosa, a equipe da GCCO constatou que havia dois mandados de prisão em aberto, decretados pela Comarca de Rondonópolis, pelos crimes de roubo majorado e trĂĄfico de drogas.
Extorsão mediante sequestro
Na manhã de terça-feira, dois homens arrombaram a porta da residĂȘncia da vítima, em São José do Povo, a renderam e roubaram objetos, como notebook, videogame e uma arma de pressão. Em seguida, os criminosos obrigaram a vítima entrar em seu veículo e saíram em direção a um cativeiro, onde a obrigaram a ligar o notebook e fazer cinco transferĂȘncias bancĂĄrias que totalizaram R$ 247 mil. Depois, a vítima foi liberada no final da Rodovia do Peixe, em Rondonópolis.
A vítima relatou à Polícia Civil que durante o tempo que permaneceu em cativeiro, os criminosos mantinham contato com uma terceira pessoa que instruía toda a ação. Após as transferĂȘncias, os dois suspeitos continuaram falando ao telefone com essa pessoa, que pedia mais dinheiro.
Antes de seguir para o segundo cativeiro, outra pessoa foi ao local onde o secretĂĄrio era mantido para colocar combustível no carro da vítima e o grupo continuou insistindo para que a vítima transferisse mais dinheiro. Como não foi possível, eles saíram com vítima para o segundo cativeiro, não conseguiram realizar mais transferĂȘncias e o secretĂĄrio municipal foi libertado na Rodovia do Peixe, próximo à Gleba Rio Vermelho.