O Programa Eu e Você na Construção da Paz, implantado há pouco menos de dois anos em Campo Verde e que visa melhorar o ambiente escolar e o relacionamento entre os estudantes das redes públicas municipal e estadual de Educação, tem se tornado referência para outros estados do Brasil.
Na manhã desta sexta-feira (20), representantes do Poder Judiciário da Paraíba estiveram no Município para conhecer o Programa, que é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso dentro da Justiça Restaurativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A apresentação do Programa foi feita no Centro Educacional Paulo Freire.
Uma das estratégias do Programa é a realização dos "Círculos de Construção de Paz", aplicada junto aos alunos do 5° ao 9° ano da Rede Municipal de Ensino e com estudantes do 5° ano ao Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Participam também do Programa, as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.
Durante os encontros dos Círculos, auxiliados por facilitadores capacitados, os alunos podem expor seus problemas e suas dúvidas, proporcionando melhor entendimento à cerca de determinadas situações, fortalecendo os vínculos de amizade e respeito entre eles e influenciando positivamente no processo de aprendizagem e no relacionamento familiar.
"Isso faz com que esse programa seja tão potente", destacou a psicóloga do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) Melissa Lobato. "Ele olha o indivíduo como um todo, com todas suas especificidades e, principalmente nas suas particularidades. A cada dia que passa, a cada momento, nós percebemos que o Programa de Construção de Paz tem transpassado os muros das escolas, tem alcançado outras políticas e, principalmente, o fortalecimento das famílias tem sido visível", completou.
Em Campo Verde, o Programa de Construção de Paz foi implantado em 2022 e tornou-se uma política pública por meio da Lei 2866/2022 aprovada pela Câmara de Vereadores. Atualmente, o Programa envolve cerca de 4,6 mil pessoas entre estudantes, facilitadores e educadores. Desde a sua implantação até agora já foram realizados cerca de 400 círculos.
De acordo com a secretária municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, o objetivo da visita da comitiva do judiciário paraibano foi conhecer o trabalho desenvolvido no Município para que o Programa Eu e Você na Construção da Paz e os Círculos de Construção de Paz possam ser implantados nos municípios da Paraíba.
A secretária ressaltou os resultados alcançados com o Programa na prevenção da violência. "Nós temos dados bastante positivos sendo externados tanto nas avaliações que nós aplicamos quanto nos relatos de familiares de adolescentes, que têm ressignificado essa prática de convivência, de harmonização dos ambientes", enfatizou ela.
O desembargador do TJ/PB, Osvaldo Trigueiro do Vale Filho explicou que tomou conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas em Campo Verde durante um evento no Tocantins, do qual participou a juíza de Direito e coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Campo Verde, Maria Lucia Prati.
Segundo ele, a ideia é implantar o Programa em 6 comarcas do estado da Paraíba e o trabalho desenvolvido em Campo Verde será o norteador das ações. "A gente ainda não tinha uma referência de como poderia ser feito, a forma. E Campo Verde já está avançadíssimo nesse ponto, com toda a estrutura, engajamento. E a gente vê o Executivo, o Judiciário de mãos dadas num trabalho belíssimo na área da Educação. E com resultados", destacou o desembargador. "Esse é o modelo que a gente quer levar para a Paraíba", ressaltou.
Para a juíza Maria Lúcia Prati, saber que o trabalho que está sendo feito em Campo Verde está sendo referência para outros estados, é compensador. "Para nós, que estamos aqui, no dia a dia, é realmente gratificante poder compartilhar algo que acredita, que tenha potência, que pode transformar a vida das pessoas", disse a magistrada.
A comitiva do Tribunal de Justiça da Paraíba era composta também pela juíza Ivna Mozart e pelos juízes Max Nunes e Hugo Zaher, Coordenadores-adjuntos do Lejuri do TJ/PB. Também estiveram presentes a juíza Caroline Schneider Guanaes Simões, da 3ª Vara da Comarca de Campo Verde e o prefeito do Município Alexandre Lopes de Oliveira.
"A gente fica muito feliz com a visita e mais feliz ainda por saber que um trabalho que está sendo desenvolvido com toda a seriedade, está chamando a atenção. Quero também parabenizar todos os envolvidos e agradecer a visita dos representantes do Judiciário da Paraíba ao nosso Município", disse o prefeito.