Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde Pública

Índices de Campo Verde no Programa Previne Brasil apresentam evolução constante


Os índices registrados pela saúde pública de Campo Verde no Previne Brasil, têm evoluído de forma considerável e constante desde que o programa foi criado em 2019. O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que institui uma nova forma de repasse de transferências paras os municípios para financiamento da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o índice de avaliação de Campo Verde era de 3,33, em 2020, ano em que o Programa foi implantado. Em 2021 houve um avanço para 4,03 no primeiro quadrimestre e chegou ao terceiro quadrimestre com 6,88.

Em 2022, o desempenho da Saúde de Campo Verde, de acordo com o Previne Brasil, continuou melhorando. No primeiro quadrimestre daquele ano, que abrangeu os meses de janeiro a abril, o índice do Município foi de 7,73 enquanto que no terceiro quadrimestre, que compreendeu os meses de setembro a dezembro, o índice alcançado foi 8,85.

Em 2023, a avaliação de Campo Verde pelo Programa Previne Brasil continua sendo muito boa, o que reflete o desempenho do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Primária. No primeiro quadrimestre de 2023, o Município registrou um índice de 9,61, enquanto que no segundo quadrimestre (de maio a agosto), a avaliação chegou a 9,82.



Previne Brasil – O Previne Brasil avalia o desempenho da Atenção Primária à Saúde nos seguintes indicadores: Acompanhamento de pré-natal, como pelo menos seis consultas à gestante, sendo que a primeira consulta deve ser realizada antes da 12ªº semana, realização de exame para diagnóstico de HIV e sífilis e pelo menos uma consulta odontológica durante a gravidez.

Também são avaliadas a realização de exames para prevenção do câncer de colo de útero, que deve ser realizado ao menos uma vez a cada três anos em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, a manutenção em dia das vacinas VIP (contra paralisia infantil), pneumocócica 10 e pentavalente em crianças com até 1 ano, e realização de consultas de 6 e 6 meses, com aferição de pressão arterial para pacientes hipertenso e pedido de exame de hemoglobina glicada para diabéticos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!