A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou no último sábado (25) no Centro de Atendimento Especializado e Diagnóstico Cyrio Schenkel, mais de 500 procedimentos durante uma ação voltada exclusivamente à saúde do homem. A iniciativa marcou o encerramento das atividades do Novembro Azul, mês dedicado aos cuidados com a saúde dos homens.
Durante todo o dia foram realizados exames de imagens, como raio-X e ultrassonografia, consultas com clínico geral, consultas com especialistas e exames para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, AIDS, hepatite, entre outras) e diabetes, além de atendimentos ortopédicos e vários outros procedimentos.
A ação da Secretaria Municipal de Saúde foi aprovada por quem procurou o CAED. "Essa iniciativa que traz o profissional, que traz o médico e a possibilidade de o trabalhador estar se cuidando fora do seu horário de trabalho, sem prejudicar o empregador e aproveitando isso tudo "pra" levar mais saúde e qualidade de vida, é fantástica", destacou José Luiz Guedes, 53 anos.
Ele comentou também que os homens, muitas vezes são relapsos em relação à própria saúde e, em muitos casos, quando buscam atendimento, acaba sendo tarde. Esse comportamento, frisou ele, precisa ser mudado.
"A gente vai deixando "pra lá". Por exemplo: fazer um exame de próstata: "Ah! vou depois", até mesmo pelo preconceito, ou por falta de iniciativa da gestão pública, a gente esquece que quando [a doença] se instala e a gente percebe é porque já existe uma ramificação desse câncer, já existe uma dificuldade de tratamento", enfatizou.
Para José Luiz, ações como a realizada no último sábado pela Secretaria Municipal de Saúde, além do acesso ao atendimento é também um alerta, um incentivo para que a população masculina se cuide.
"Esse tipo de iniciativa (mutirão de atendimento) vem trazer a conscientização para nós homens de que nós podemos e precisamos fazer a prevenção, não só do câncer, mas de um monte de doenças que eventualmente possam nos acometer", reconheceu.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz da Silvas, avaliou positivamente a realização da ação e enalteceu a participação dos homens e de seus familiares, que entenderam a importância dos cuidados com a saúde e comparecerem em grande número ao CAED.
"Graças a Deus a população compareceu, os homens compareceram [e] foi muito importante, porque nós vimos famílias vindo – avô, pai, filho – passando por inúmeros especialistas que nós trouxemos. Superou nossa expectativa, passamos dos 500 procedimentos no dia e eu quero agradecer, realmente a população, os homens de Campo Verde, pela confiança e o nosso prefeito por acreditar em nós, por nos ajudar a elaborar esse dia tão importante", disse a secretária.