SICREDI

"Doença do carrapato" O que é, quais sintomas e como prevenir.

Por Momento Play MT em 06/06/2023 às 14:51:37

Esta temível doença é muito comum por todo o Brasil e principalmente em nossa região no mato grosso, devido ao clima favorável para a proliferação do principal agente transmissor o Carrapato.

Chamamos de doença do Carrapato, porém esta nomenclatura não é a correta, porque os agentes transmissores não causa doença no carrapato, mais é assim que ficou popularmente conhecida.

Os carrapatos mais comuns que transmitem a doenças para os pets; São carrapato marrom do cão (Rhipicephalus sanguineus), que é uma espécie comum de carrapato encontrado em várias regiões do mundo e pelo carrapato estrela (Dermacentor variabilis), embora outros carrapatos também possam transmitir a doença em algumas regiões.

Estes carrapatos são percussores das doenças Babesiose e Erlichiose.

Babesiose é uma doença causada por protozoários do gênero Babesia, que são transmitidos por carrapatos. Os sintomas podem variar, mas incluem febre, letargia, perda de apetite, anemia, icterícia (coloração amarelada das mucosas e pele) e problemas urinários.

Ehrlichiose: Causada pela bactéria Ehrlichia canis, a ehrlichiose é transmitida por carrapatos infectados. Os sintomas podem incluir febre, perda de apetite, letargia, dificuldade respiratória, sangramento nasal, problemas de coagulação sanguínea e anemia.

Ambas as doenças são temíveis e pode levar o animal a morte.

O grande problema da babesiose e da Erlichiose é que os sintomas no animal acontece de forma lenta e passa despercebido aos olhos do tutor, a partir do momento que o animal apresenta sintomas significa que boa parte da celulas sanguineas do animal foram comprometidas por esta bactéria ou protozoário.

A velocidade da transmissão desta doença depende da quantidade de carrapato contaminado que está parasitando o animal, ou seja, quanto maior a quantidade de carrapato contaminado mais rápido aparece os sintomas e mais grave é a situação do animal.

A boa notícia que existe tratamento para esta duas doenças, mas é importantíssimo identificar qual microrganismo está atacando animal para promover o tratamento adequado. O tratamento em média é considerado longo no mínimo de 21 dias podendo durar meses, em casos mais graves é necessário manter o animal internado utilizando medicamento intravenoso e até mesmo caso de transfusão sanguínea é necessário para salvar a vida do animal.

A melhor maneira para prevenir que seu animal tenha estas doenças é utilizar medicamentos para combater os carrapatos, hoje com a evolução da medicina veterinária, vários medicamentos de alta tecnologia estão demostrando um excelente resultado de combater estes parasitas. Seu animal não tendo carrapato ele não terá contaminação destes microrganismos. Lembrando que não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato

Sabendo da gravidade desta doença e o tratamento longo com risco do seu animal vir a óbito o melhor a se fazer é prevenir. Porém caso seu pet apresenta ou já apresentou carrapatos e você notou que ele está ficando mais preguiçoso, perdendo apetite, triste, procure urgentemente um atendimento veterinário, porque existe a possibilidade do seu animal estar contaminado com estes microrganismos.

Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato