SICREDI

As principais doenças sexualmente transmissíveis em pet

Por Renato D. Soares em 18/12/2023 às 15:15:04

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), os animais de estimação geralmente não são afetados pelas mesmas infecções. No entanto, há algumas doenças que podem ser transmitidas sexualmente entre animais. Aqui estão algumas delas:

Brucelose Canina: É uma doença bacteriana que pode ser transmitida através do contato sexual, bem como por meio de secreções corporais. Afeta principalmente cães, causando infertilidade, abortos e problemas articulares.

Herpesvírus Felino (FHV): Este vírus afeta os gatos e pode ser transmitido através do contato sexual. Pode causar problemas respiratórios, oculares e até abortos em gatas grávidas.

Tritrichomonas foetus em Gatos: Uma infecção protozoária que afeta o trato gastrointestinal dos gatos e pode ser transmitida sexualmente.

Papilomavírus Canino (CPV): Embora principalmente transmitido por contato direto com áreas infectadas, o CPV também pode ser transmitido durante o acasalamento. Pode causar verrugas e outros problemas cutâneos.

Leptospirose: Embora não seja transmitida estritamente através do contato sexual, pode ser transmitida através do contato com urina contaminada, o que pode ocorrer durante o acasalamento.

É importante ressaltar que muitas doenças em animais de estimação não são estritamente "sexuais" e podem ser transmitidas através de contato direto, saliva, urina ou outros meios. A prevenção envolve práticas veterinárias adequadas, vacinações e monitoramento da saúde geral do animal.

Se você está preocupado com a saúde reprodutiva do seu animal de estimação, é aconselhável procurar um veterinário, que pode fornecer informações específicas para a espécie do seu animal e orientações sobre medidas preventivas adequadas.

Labac
Casa do Construtor

Comentários

mundo pet