Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Evento Realizado

No "Dia Internacional de Conscientização Sobre o Autismo", Campo Verde apresenta ações desenvolvidas sobre o tema

Durante o evento realizado na noite de terça-feira (2) no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner, as secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social de Campo Verde, apresentaram um resumo de todas as ações desenvolvidas sobre o autismo no Município


Durante o evento realizado na noite de terça-feira (2) no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner, as secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social de Campo Verde, apresentaram um resumo de todas as ações desenvolvidas sobre o autismo no Município. O evento, que contou com a participação do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, de vereadores, secretários municipais e pais de autistas, teve como tema "Valorize as capacidades e respeite os limites" e marcou a celebração do "Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo.



O assunto, de acordo com as autoridades que participaram do evento, é desafiador. Para a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, o autismo ainda é algo novo, o que dificulta seu entendimento e, consequentemente, a implantação de ações e políticas públicas. Entretanto, enfatizou ela, apesar de todas as dificuldades causadas pelas poucas informações disponíveis, muito tem sido feito em Campo Verde em favor dos autistas. "A gente tem levado muito a sério, tanto a Secretaria de Saúde quanto a secretária de Assistência Social, quanto a secretária de Educação, e a Prefeitura como um todo, têm uma preocupação muito grande com isso", afirmou a vice-prefeita.

Edna lembrou que o Município fez a contratação de profissionais especializados no atendimento aos autistas, o que, segundo ela, é o retorno que a Administração Municipal tem dado às mães, porém ela reitera que o tema ainda é muito novo e que precisa ser mais amplamente tratado e debatido.


De acordo Márcia Moraes da Silva, ser mãe de autista é algo desafiador e difícil devido à falta de preparo para o acolhimento e o acompanhamento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que eventos como o que foi realizado pela Administração Municipal na última terça-feira, é algo recompensador. "Porque mostra que o órgão público está se preocupando com esse lado, de saber como é ser mãe [de autista], como cuidar e como aumentar esse cuidado", disse ela.



Para a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Hübner, é importante que o tema autismo seja trazido para o debate não apenas em datas específicas, mas durante todo o ano. "Porque, como foi citado, é um número de crianças muito grande que estão vindo tanto para a secretaria de Saúde, como para a secretaria de Assistência Social", observou ela.

De acordo com Jaqueline, é fundamental que as ações voltadas ao autista sejam desenvolvidas em conjunto entre as secretarias para que a criança com TEA possa ser inserida em todos os setores da sociedade.


"O objetivo principal da Saúde é auxiliar no diagnóstico, no tratamento e, posteriormente, na inclusão desse aluno, dessa criança, desse paciente num curso superior para que isso também sirva de modelo para outras mães no sentido assim: você pode procurar, você tem direitos, você deve ter conhecimento de que essa criança tem suas facilitações para chegar para nós e fazer esse atendimento", frisou Jaqueline Hübner.

Conforme destacou a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, dentro de tantas ações desenvolvidas pela pasta comandada por ela, está o projeto "Cuidar de quem Cuida", que acolhe mães de crianças ou adolescentes com algum tipo de deficiência e, embora o autismo não seja considerado uma deficiência, mas um comportamento diferente, as mães de filho com essa característica também são atendidas pelo projeto.

"Não é [um projeto] específico do autismo, mas nós acolhemos todas essas mães para que, juntas, nós possamos, toda equipe técnica da Assistência Social, conhecer as demandas, conhecer as necessidades e poder direcionar essas mães para as políticas públicas que são direito tanto da família quanto dos filhos que hoje têm algum tipo de deficiência, algum tipo de vulnerabilidade", explicou a secretária e primeira-dama.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, que participou do evento, deixou claro que o Município já oferece uma gama de atendimentos às crianças e adolescentes com TEA, mas que, no entanto, é preciso melhorar ainda mais, considerando a complexidade do assunto. E isso tem sido feito.

"Nós sabemos que na saúde, na educação e no atendimento social já existe uma agenda muito intensa", frisou o prefeito. "E nesse momento nós estamos dividindo toda essa pauta em curto, médio e longo prazo", continuou. "Nós já temos um grupo de profissionais atendendo na municipalidade, mas nós estamos, neste momento, buscando mais profissionais: dois psicólogos, um fonoaudiólogo e um neuro para que a gente possa ampliar esse atendimento", completou o prefeito, acrescentando que o objetivo é ofertar um serviço de excelência na questão do autismo.

De acordo com a Secretaria de Educação, estão matriculados na Rede Municipal de Ensino 109 alunos com TEA e, conforme salientou a secretária Simoni Pereira Borges, o "Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo" foi um momento de diálogo com as famílias de forma a proporcionar ao Município a oportunidade de demonstrar a elas as ações e políticas públicas desenvolvidas pela rede de atendimento.

"Nós temos um número grande de crianças [com TEA] que são atendidas nas nossas unidades educacionais e a gente tem desafios a serem superados, mas nós temos também uma boa interação com as famílias, com as crianças, que são crianças inteligentes, que se desenvolvem e que têm acompanhado, dentro de todas suas dimensões e necessidades, todas as atividades escolares", observou a secretária

"É um tema que nós temos trabalhado com afinco nas escolas, seja com os professores; capacitação com os estagiários, com as equipes gestoras, para melhor atender e compreender todos os processos das crianças dentro do espectro. Vale lembrar que, dentro do espectro cada criança é única, tem sua demanda, as suas especificidades e a escola está aqui para atender todos da melhor forma possível", disse a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Talyta Neto de Sales.

Participaram do "Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo", os vereadores Paulinho do Fartura, Gregório do Mercado Popular e a vereadora Socorro dos Santos Souza, além do secretário municipal de Administração, Claudilei Borges.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!