Durante a reunião, além do senador Jayme Campos, a senadora Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes (PL) também criticaram a demora dos órgãos ambientais para dar o encaminhamento necessário para autorização das obras, entre as quais, o retaludamento das encostas. O estudo, que também prevê a duplicação da rodovia, é composto por 11 programas ambientais. Os parlamentares manifestaram apoio a reivindicação do Estado para que seja delegada competência de licenciamento à Secretaria de Meio Ambiente.
O trânsito na MT-251 encontra-se parcialmente interditado. O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo de Oliveira, explicou aos dirigentes dos órgãos ambientais que o Estado só tem permitido o tráfego apenas de veículos pequenos e minivans com, no máximo 10 passageiros. Dependendo das condições climáticas, a passagem de veículo é interrompida totalmente. No local já ocorreram três deslizamentos de rochas.
Ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner Neto, apelou aos dirigentes do Ibama e ICMBio para que agilizem os procedimentos, já que o município vive a beira de um colapso econômico e social. Os negócios no município turístico caíram em torno de 80% e atualmente mais de 2 mil famílias encontram-se, segundo ele, em situação de extrema vulnerabilidade.