O MT Hemocentro arrecadou 131 bolsas de sangue na segunda-feira (25.11), data em que foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Ao todo, 162 candidatos compareceram à unidade, que teve uma programação especial com a participação da banda musical da Polícia Militar, banda Gotas de Amor, apresentação instrumental de violino, Karaokê, homenagens e entrega de camisetas, brindes e lanche para os doadores.
O gerente do MT Hemocentro, Arnildo Mendes, contou que em datas especiais, como o Dia Nacional do Doador, é comum a presença de mais candidatos para a doação, mas lembrou a importância das doações diárias para que o estoque de bolsas de sangue não fique baixo.
"Por ser um dia diferenciado, com uma programação voltada para o doador, a gente tenta trazer uma quantia maior de gente para o MT Hemocentro. A média de doadores em dias normais é em torno de 60, 70 pessoas. A correria do trabalho, da família, escola, acaba fazendo com que as pessoas deixem de lado a doação. O ideal seria em torno de 100 a 120 doações diárias para mantermos o nosso estoque", reforçou Arnildo.
Maicon Marques de Freitas do Nascimento, de 40 anos, é motoboy e aproveitou a programação especial para fazer a sua doação.
"Eu vi falando sobre o dia da doação e aproveitei para vir. Minha vida é baseada em servir. Eu sou motoboy, passo o dia inteiro servindo. Servir doando sangue também é maravilhoso", afirmou.
As ações do Dia Nacional do Doador de Sangue também foram realizadas em municípios do interior do Estado, por meio das Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), localizadas em Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
O coordenador da Hemorrede em Mato Grosso, Fernando Rodolfo, disse que as atividades oportunizam que as pessoas conheçam o trabalho do MT Hemocentro e tirem dúvidas sobre a doação de sangue.
"Hoje contamos com 15 unidades espalhadas por todo o Estado. É um dia muito especial, mas trabalhamos diariamente com a conscientização e a importância da doação voluntária e altruísta. Nosso convite é para que as pessoas realizem uma visita às unidades, que venham conhecer e entender o processo da doação de sangue. Doar sangue é um gesto de salvar vidas", afirmou o coordenador.
A secretária adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, ressaltou que a doação é um gesto de amor ao próximo e que pode salvar vidas.
"Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que são aproveitadas as hemácias, plaquetas e o plasma, atendendo a diversas enfermidades em mais de um paciente. As doações são voluntárias, por isso a importância de a população entender a grandiosidade do gesto de doar sangue", declarou.
Serviço
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Não é recomendado ir doar em jejum.
De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.
A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
Fonte: Secom-MT